É clássico em época de eleição ver pessoas falando que a culpa de todos os problemas do país é do povo que não vota consciente. E os erros sempre são associados ao presidente, ou presidenta no caso. Mas a realidade é que o quadro político brasileiro não é composto apenas pela Dilma. As eleições de domingo também vão eleger novos deputados e senadores.

Todo mundo a esse ponto já ouviu muita gente metendo o pau na Dilma, no Aécio, na Marina, na Luciana. Mas alguém ouviu alguém falar dos caras que vão decidir sobre a legislação do país pelos próximos 4 anos?

Como um incentivo ao voto consciente, um coletivo de profissionais de Brasília criou um site muito útil e também interativo que ajuda os indecisos a analisar algumas características dos candidatos.

O SuperVoto é o site que traz o formato do adorado jogo Super Trunfo para as eleições de deputados e senadores. Com um design simples e bem organizado, o site traz informações sobre os tópicos: Atuação; Processos; Privilégios; e Assiduidade.

A “atuação” mostra o número de projetos propostos por cada político. O tópico “processos” mostra as disputas judiciais que cada um enfrenta. Os “privilégios” avaliam a vida mansa de cada político. Por fim, a “assiduidade” fala da atendência deles aos seus compromissos políticos. O candidato também recebe as “badges”, medalhas conquistadas em seus anos de atuação, trazendo um apanhado de projetos que defende e ações fora do plenário.

O conteúdo do site é puramente estatístico, o que o torna neutro. Ele traz informações dos sites Rankings Políticos e Vote na Web, que têm como fontes veículos da mídia e fontes oficiais.

Apesar de não ser o foco tratar dos candidatos à presidência, ele traz alguns políticos que já passaram por outras esferas, como por exemplo Aécio Neves.

Screen shot 2014-10-03 at 5.13.54 PM

Screen shot 2014-10-03 at 5.15.38 PM

Infelizmente o voto no Brasil ainda é obrigatório, então a iniciativa, que não tem nenhum fim lucrativo, pode dar um pequeno parâmetro da situação. Sobre domingo, não votem no cara que está no papelzinho que você achou no chão da escola 5 minutos antes de encarar a urna. Saiba o que está fazendo, pesquise, veja debates, converse com pessoas e pense muito.

Música, música e música.