Games

Jogando para um bem maior

By Colunistas Newronio

May 16, 2016

Câncer e Alzheimer são exemplos de doenças complexas, parte disso se deve pela dificuldade de se estudar e explicar os mesmos, em razão da complexidade e do esforço para conseguir contribuintes para as pesquisas.

Na tentativa de conseguir um avanço nos estudos do Alzheimer por meio da colaboração das pessoas sem que essas façam o mínimo de esforço, a empresa de jogos GLITCHERS LTD e cientistas da organização Alzheimer’s UK e da universidade East Anglia lançaram o primeiro jogo de mobile voltado para auxiliarem os cientistas a combaterem as demências, o Sea Hero Quest desenvolvido pela agência Saatchi & Saatchi.

O jogo conta a história da aventura de pai e filho em busca das memórias perdidas do pai que possui Alzheimer. A ideia por trás do game partiu dos sintomas de perda da memória que a doença causa, sendo assim a jogabilidade foca nas recordações dos jogadores, testando seus sensos de orientação e memória.

O Sea Hero Quest pode ser baixado no Google Play e na App Store e se você quiser saber mais sobre a mecânica e descobrir como o jogo é utilizado na coleta de dados para a pesquisa, basta entrar no site: http://www.seaheroquest.com/pt.

Outro exemplo de aplicativo que permite que as pessoas contribuam sem esforço para a pesquisa de estados complexos é o Samsung Power Sleep, criado pela Samsung em parceria com a Universidade de Viena, que faz com que enquanto o usuário dorme, o celular auxilia em pesquisas contra o câncer e Alzheimer.

Como pode-se observar a tecnologia está aí para dar suporte à sociedade desenvolver soluções de uma maneira que gere um engajamento social, por meio do entretenimento por exemplo.

Texto de Wagner Miyasaki