O quadro “O Jardim das Delícias Terrenas” de Jheronimus Bosch é um dos mais chocantes e bizarros que você viu no colégio, analisou com o professor, mas é muito mais complexo do que você imagina.

Na obra dividida em três partes, o Jardim do Éden, o Jardim das Delícias Terrenas e O Inferno, Bosch abordou a criação do mundo de uma maneira muito diferente da versão de Michelangelo que está estampada na Capela Sistina.

Por incrível que pareça a versão do holandês foi feita apenas alguns anos antes do italiano ser contratado pelo Papa Júlio II.

1024px-Vatican-ChapelleSixtine-Plafond

Teto da Capela Sistina no Vaticano.

Para explicar de maneira interativa a excêntrica obra de Bosch, um site foi criado por historiadores de arte, diretores e fotógrafos como uma forma de trazer a sala de aula às telas dos computadores.

Esse projeto faz parte do documentário Jheronimus Bosch, Touched by the Devil, após 500 anos da morte do pintor, muitos mistérios ainda se mantêm vivos quanto à veracidade e originalidade de suas obras.

Confira o trailer abaixo:

Jheronimus Bosch nasceu no século XV e foi um dos principais nomes do Renascimento holandês no século XVI. Ficou conhecido por trabalhar muito com o imaginário fantástico, paisagens detalhadas e temas religiosos.

O estilo do Renascimento holandês possui um caráter religioso muito mais forte e evidente se comparado aos pintores renascentistas italianos e alemães, suas obras procuram sempre demonstrar narrativas ao invés de se apegar aos detalhes e perfeccionismo.

Não sabemos ao certo se o pintor realmente criou todas as obras assinadas em seu nome, mas com certeza ajudou a trabalhar o imaginário do povo de uma maneira completamente diferente.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.