Jean-Pierre Jeunet é um diretor e roteirista francês nascido em 3 de Setembro de 1953 em Roanne.

alien-resurrection-tour-02-g

Aos 17 anos, Jeunet comprou sua primeira filmadora e passou a filmar alguns curtas-metragem enquanto estudava animação na Cinémation Studios. Nessa época o cineasta conheceu Marc Caro, um designer e quadrinista com quem realizaria alguns trabalhos em parceria no futuro.

Mesmo sendo um diretor ativo desde o início dos anos 80, Jeunet é na maioria das vezes lembrado (pra não dizer quase sempre) por seu filme O Fabuloso destino de Amélie Poulain, lançado em 2001 com Audrey Tautou no papel principal.

Amélie Poulauin é um filme muito aclamado, mas em muitos pontos é bastante diferente de outras obras do diretor. Essa matéria se dedica a apresentar outros trabalhos importantes/incríveis de Jeunet além dessa obra que (injustamente) acaba sendo a mais marcante de sua carreira.

Com vocês, Jean-Pierre Jeunet muito além de Amélie Poulain:

 

1 – The Bunker of the Last Gunshots (1981)

bunker

Um dos primeiros trabalhos de Jeunet (esse em parceria com Marc Caro) tem bastante influência do cyberpunk. Em The Bunker of the Last Gunshots um grupo de militares em um futuro distópico se encontram trancados em um bunker. Todos esses soldados estão esperando um inimigo, mas a descoberta de um projeto secreto acaba causando uma catástrofe dentro dessa organização militar.

 

2 – Foutaises (1989)

foutaises1

Dominique fala diretamente com a câmera descrevendo exemplos de coisas que gosta e coisas que não gosta, das mais simples às mais comoventes. O filme foi vencedor do César de melhor curta-metragem em 1989.

 

3 – Delicatessen (1991)

delicatessen-1991

Primeiro grande sucesso do diretor (e também dirigido em parceria com Marc Caro), Delicatessen se passa em um futuro apocalíptico, onde um homem chega a um estranho prédio, localizado em cima de um açougue, para procurar abrigo e emprego. Após instalar-se no local, se apaixona pela filha do dono do estabelecimento, mas sua presença começa a incomodar a família da moça que possui outros planos para ele.

 

4 – Ladrão de Sonhos (1995)

la-cite-des-enfants-perdus-original

Krank (Daniel Emilfork) envelhece numa nebulosa torre aquática por não poder sonhar e tenta resolver a sua limitação sequestrando as crianças das cidades vizinhas para roubar seus sonhos. One (Ron Perlman), um caçador de baleias sai em busca de Denree, seu irmão mais novo que fora sequestrado pelos homens de Krank. Com a ajuda de Miette (Judith Vittet), logo eles chegam na cidade das crianças perdidas.

 

5 – Alien – A Ressurreição (1997)

296940-alien-resurrection

Alien é uma tetralogia que foi comandada por 4 grandes diretores: Ridley Scott (Blade Runner, Gladiador), James Cameron (Titanic, Avatar), David Fincher (Garota Exemplar, Clube da Luta) e Jean-Pierre Jeunet em seu 4 capítulo. Em Alien – A Ressurreição, a tenente Ripley (Sigourney Weaver) se matou para não permitir que o governo levasse um monstruoso alienígena para o nosso planeta. Mas, após 200 anos em uma nave espacial, ela acorda e descobre que cientistas a ressuscitaram através da clonagem e conseguiram com sucesso retirar a rainha dos alienígenas de seu corpo. A intenção deles é ter um exército de aliens que eles acreditam poder controlar.

 

6 – Eterno Amor (2004)

Un-long-dimanche-de-fiancailles_reference

Após o término da 1ª Guerra Mundial, a jovem Mathilde (Audrey Tautou) aguarda notícias sobre Maneth (Gaspard Ulliel), seu noivo. Mathilde fica sabendo que Maneth fez parte de um grupo de cinco soldados que, individualmente, provocaram sua própria mutilação, para que deixassem a frente de batalha da guerra. Os cinco são condenados à morte pela Corte Marcial e, após serem levados a uma trincheira francesa, são deixados à morte no território existente entre o local em que estavam e a trincheira alemã. Apesar de todos serem considerados mortos pelo exército francês, Mathilde acredita que Maneth está vivo e inicia, por conta própria, uma busca por pistas que confirmem sua teoria.

 

7 – MicMacs – Um Plano Complicado (2010)

micmacs31

O filme centra-se em Bazil (Danny Boon), que vê a sua vida virar do avesso ao ser atingido por um tiro na cabeça. Quando sai do hospital, sem dinheiro e sem casa, acaba sendo acolhido por um excêntrico bando de ex-condenados que preparam uma vingança contra os fabricantes de armas.

 

8 – Uma Viagem Extraordinária (2014)

Uma-viagem-extraordinaria-critica

Aos dez anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Ao ganhar um prêmio científico de bastante prestígio, o garoto decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho aos Estados Unidos, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor é uma criança.

 

Na matéria de hoje fizemos um apanhado sobre Jeunet, um grande diretor que possui inúmeras outras facetas além de Amélie Poulain. Recomendo fortemente o resto de sua filmografia pois Jeunet possui uma abordagem ímpar em relação ao plano do fantástico, além de ser um dos nomes mais aclamados do cinema francês na atualidade.

Essa foi a segunda matéria da nossa série sobre diretores que acabam ficando famosos por uma obra, mas possuem uma carreira incrível com inúmeros outros trabalhos notáveis. O da semana passada foi Francis Ford Coppola, sacratizado dentro da sétima arte por O Poderoso Chefão, mas que possui uma carreira incrível depois dele. Para ler é só clicar aqui.

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.