Japão, né?

By Luiz Paulo Andrade

December 11, 2008

Hoje em dia, percebemos uma forte tendência das indústrias de alimentos em desenvolver produtos “funcionais”. Esse termo pode ser entendido como alimentos que atendam não apenas a funções nutritivas, mas também servem para prevenir doenças, queimar calorias, tornar a pele mais bonita, etc…

Dentro desse conceito, a empresa japonesa Myoujou Foods descobriu uma oportunidade e lançou um produto voltado aos estudantes japoneses. Nessa fase, os adolescentes passam por um período de muito stress e pressão, sendo exigidos ao máximo nos resultados de seus exames. Por isso nada melhor do que um macarrão com o nome “Ganbare! Students“, que pode ser traduzido por algo como “Não desista” ou “Se esforce mais”.

Produtos que prometem melhorar o desempenho já existem aos montes. Como por exemplo, o Brain Udon voltado também para estudantes, que tem como apelo justamente melhorar as funções do cérebro. Mas o grande barato do Ganbare! Students é que ele não promete nada disso. O “reason-to-believe” do produto – acho que nunca esse termo fez tanto sentido – é trazer sorte para quem consome o macarrão. Dentro existem bolinhos com desenhos da flor de cerejeira encontrados também na sopa de Kamaboko, sendo estes o símbolo de boa sorte.

Mesmo com tantas exigências e cobranças dos dias de hoje, acho que no fundo, só precisamos mesmo é de um pouco de confiança. Ganbare!!”

Colaboração de Alexandre Mori, leitor e dono do blog freaknomics.blogspot.com