Hoje em dia, percebemos uma forte tendência das indústrias de alimentos em desenvolver produtos “funcionais”. Esse termo pode ser entendido como alimentos que atendam não apenas a funções nutritivas, mas também servem para prevenir doenças, queimar calorias, tornar a pele mais bonita, etc…

Dentro desse conceito, a empresa japonesa Myoujou Foods descobriu uma oportunidade e lançou um produto voltado aos estudantes japoneses. Nessa fase, os adolescentes passam por um período de muito stress e pressão, sendo exigidos ao máximo nos resultados de seus exames. Por isso nada melhor do que um macarrão com o nome “Ganbare! Students“, que pode ser traduzido por algo como “Não desista” ou “Se esforce mais”.

Produtos que prometem melhorar o desempenho já existem aos montes. Como por exemplo, o Brain Udon voltado também para estudantes, que tem como apelo justamente melhorar as funções do cérebro. Mas o grande barato do Ganbare! Students é que ele não promete nada disso. O “reason-to-believe” do produto – acho que nunca esse termo fez tanto sentido – é trazer sorte para quem consome o macarrão. Dentro existem bolinhos com desenhos da flor de cerejeira encontrados também na sopa de Kamaboko, sendo estes o símbolo de boa sorte.

Mesmo com tantas exigências e cobranças dos dias de hoje, acho que no fundo, só precisamos mesmo é de um pouco de confiança. Ganbare!!”

Colaboração de Alexandre Mori, leitor e dono do blog freaknomics.blogspot.com