#Propaganda por Julio Jovanolli
É Galera, desde sempre a vida não está fácil para ninguém, só para quem tem petróleo. Mas tudo tem acerto, ainda mais se você é uma celebridade norte americana! Existem diversos métodos para sair da geladeira, mas com certeza o mais efetivo é procurar refúgio na publicidade Japonesa. Foi observando esse “costume” (que é muito mais antigo do que a gente imagina) que um grupo de pessoas decidiu criar a pagina Japander. O nome é na verdade um neologismo, que define bem toda a proposta do site:
“Pander:n., & v.t. 1. go-between in clandestine amours, procurer; one who ministers to evil designs. 2 v.i. minister (to base passions or evil designs, or person having these)
Japander:n.,& v.t. 1. a western star who uses his or her fame to make large sums of money in a short time by advertising products in Japan that they would probably never use. ~er (see sinecure, prostitute) 2. to make an ass of oneself in Japanese media.”
Basicamente, ficar batendo cabelo ou adotando outras posturas duvidosas na mídia oriental para fazer dinheiro rápido e fácil. A database do site é bem extensa e garante um fim de semana inteiro de boas risadas e queimação de filme de primeira. Não pense você que estamos nos referindo a Deuteragonistas de seriados (nossa) ou àqueeela atriz que faz uma pontinha naqueeele filme underground, entre outros nomes: Catherine Zeta Jones, Stevie Wonder, Mel Gibson e até Andy Warhol.
As últimas atualizações datam o final de 2006, realmente uma pena. Mas apesar do site estar abandonado, a febre Japander continua: recentemente a top model australiana Miranda Kerr gravou um comercial para a Lipton Japan (making of aqui).
Para quem se interessou no assunto, o filme Encontros e Desencontros de Sofia Coppola aborda o tema, nele Bill Murray viaja para o japão para fazer um comercial (veja só) de bebida.
Quem twittar e comentar, ganha um abraço @NewronioESPM