Todos adorariam aprender inglês com seus filmes favoritos, certo? Mas… Não é mais ou menos isso que já fazemos? Tentamos, aos tropeços e pausas, entender primeiro as legendas no idioma estrangeiro, para então tentarmos entender o que é dito. É um processo um tanto difícil e, na verdade, muitos não têm paciência para tal.

Mas esse processo fosse aliado às chatas aulas de inglês, com todo o estudo de vocabulário e definições? Aulas que, muitas vezes, não têm um preço acessível a todos.

É para isso que veio o Fleex, startup que permite aprender idiomas assistindo filmes e vídeos do youtube, contando até mesmo com exercícios.

Com código inspirado no Popcorn Time (plataforma que se utiliza de torrents para oferecer serviço semelhante ao Netflix), o usuário pode escolher o idioma desejado, bem como o nível de domínio que possui. Com o tempo, as traduções vão se tornando menos frequentes até que todo o conteúdo esteja no idioma que se está aprendendo.

Screen shot 2014-05-27 at 5.45.52 PM

Screen shot 2014-05-27 at 5.45.24 PM Screen shot 2014-05-27 at 5.45.33 PM

Mas não é uma progressão só cronológica, o programa analisa o comportamento do usuário e vai evoluindo de forma “inteligente”, sendo possível até mesmo voltar atrás caso se perceba um avanço muito acelerado.

Até o momento, o projeto conta com 29 idiomas e o apoio de diversas publicações sobre negócios e mercado ao redor do mundo.

Aprender um idioma online e gratuitamente não é difícil; para os que gostam do método mais tradicional, a BBC Languages oferece cursos de 40 idiomas diferentes; para aqueles que gostariam de uma experiência mais única, o Livemocha permite se conectar com pessoas que falam o idioma desejado e, ao mesmo tempo, ensinar a própria língua num processo de troca de experiências.

Em um mundo em que uma segunda língua já se tornou necessidade, só se pode ficar feliz em saber que a cada dia é mais difícil NÃO aprender algum idioma.

Minha barba. Minha vida.