Quem nunca caiu na curiosidade de digitar o próprio nome no Google e descobrir o que aparece? (Se você nunca tentou, uma pausa para isso. Google).
Se você tem menos de 30 anos, talvez apareça o resultado do vestibular ou alguma matéria que tenha escrito. Se for algo além disso, você corre o sério risco de ser uma celebridade da internet. O número de pessoas que se tornam famosas através desta ferramenta é cada vez maior. Tomemos como exemplo Ruth “Sanduiche-iche” Lemos, Maria Alice “Tapa na Pantera” Vergueiro, Sônia “Yutubiu”, entre tantos outros que tiveram vídeos divulgados no YouTube.
Apesar de ser difícil explicar como estes vídeos foram encontrados e se tornaram “hits” na net em tão pouco tempo, é compreensível, afinal de contas, eles são engraçadinhos. Mas como entender uma pessoa que fica famosa do nada, tirando fotos com famosos e postando sua vida em blogs? Julia Allinson é uma americana que se tornou, até o momento, a maior “Internet Celebrity”, segundo a edição de agosto de 2008 da revista americana Wired. Tá… até agora não conseguimos entender o ela faz da vida, mas o caso é: seu blog é lido por mais de 10 mil pessoas diariamente.
O fato de esta fama vir tão rápido, talvez signifique que ela também vá embora na mesma velocidade. Mas isso não importa, por enquanto. A discussão sobre sua fugacidade, dará lugar, aqui, a uma discussão sobre o
Ou seja: agora, você não precisa mais mandar seu vídeo para o Big Brother e rezar para ser chamado, dá pra ficar famoso simplesmente postando-o no Youtube!
Está aí o ponto. A internet dá a possibilidade de qualquer um divulgar um produto ou a si próprio, ao mesmo tempo em que entretém, e quando isso acontece, o share of mind pode ser bem maior do que seria se a publicidade tivesse sido feita através de outras mídias. Julia, por exemplo, tem seu blog e seu Twitter. Além disso, 404 posts sobre ela no Gawker, 420 vídeos no Youtube e 173.000 resultados no Google.
Outro ponto é que a notícia/ vídeo/ foto está lá para ser acessado a qualquer momento e quantas vezes as pessoas quiserem. Resta-nos esperar parar ver quem será a próxima celebridade do mundo virtual.
Marcela Alvarez, 12 de agosto de 2008 às 15:34h.
Você precisa fazer login para comentar.