Jogar videogame é como assistir ao filme com a possibilidade de escolher por completo as ações do seu protagonista. Seja em gêneros de ação, esportes, shooter, aventura e terror, o controle está em suas mãos, se me permitem o trocadilho.

Mas a cada jogada nossas emoções, expressões e reações são incontroláveis e alguns jogos sabem trabalhar perfeitamente com tudo que acontece com a gente quando jogamos.

Para os gamers, a Affectiva, pioneira em análise de emoções via tecnologia, criou o Affdex um novo gadget de captação das feições dos jogadores.

3057283-inline-i-1-how-it-works

O equipamento se integra à webcam dos jogadores e já começou a ser utilizado no jogo de terror Nevermind, da desenvolvedora Flying Mollusk. O game se passa dentro de um manicômio e o jogador precisa desvendar a mente dos pacientes para ajuda-los com seus traumas.

Confira o trailer abaixo.

Nas fases que a nova tecnologia entra em peso, captando suas feições e batimentos cardíacos, o jogo percebe quando você está mais nervoso ou tenso e aumenta mais ainda a dificuldade das fases mudando por completo a narrativa.

Se na época dos jogos 2D as pessoas já se deslumbraram por conhecer um mundo novo à sua frente, as tecnologias que estão por vir provam que a experiência de jogar chegou a um novo patamar.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.