Sinapse por Christian Michelassi, 07/06/09.
Quanto jornais você lê por dia? Quantos sites visita? Quantos emails manda? Quantas ligações, SMS? E com quantas pessoas você conversa?
É, já sabemos que estamos sobrecarregados de informação.
Outro dia eu não aguentava mais olhar para a tela do computador de tanta letra que eu já tinha visto naquele dia. Mas isso é um paradoxo: A informação nunca esteve tão disponível e acessível como agora, mas não queremos perdê-la. Há uma maneira de filtrar esse conteúdo e pinçar apenas o que é útil? Complicado responder essa pergunta até porque queremos ser os primeiros a comentar sobre a Susan Boyle, David After Dentist ou sobre a próxima manifestação na Paulista. Taí o Twitter para provar isso. Divagações a parte, como chamar a atenção num ambiente tão carregado como a web?
Ando reparando que na internet têm aparecido um tipo de comunicação: Infográficos. Não é nada novo, mas tem aparecido com freqüência em revistas, jornais e portais de notícia. Visualmente, essas imagens explicam algum assunto com frases curtas e rápidas e chama atenção pela informalidade. Existem muitos videos que tem utilizado esse recurso, para os diversos assuntos. De chapeuzinho vermelho a tipografia. Tudo pode ser colocado em um videozinho bem explicado no maior infographic way of being.
The New Mediators from Jonathan Jarvis on Vimeo.
Slagsmålsklubben – Sponsored by destiny from Tomas Nilsson on Vimeo.
O que se repara é que o conteúdo tem que chamar a atenção: Cores, formas, tipografia variadas. Vale tudo para ganhar uns MB na internet ou alguns cms nas páginas de revista ou jornal e alguns minutos da atenção do leitor/espectador dentro desse caldeirão de informações. Só não vale dificultar a recepção da mensagem.
Você precisa fazer login para comentar.