O Burger King tem o costume de brincar com os seus clientes para fazer suas propagandas como quando eles tiraram todos os elementos do Whopper e só a deixaram a maionese, para criticar o voto em branco. Ou quando eles pegaram as reações das pessoas no final do filme de IT. Falando para “nunca acreditarem em palhaços”. Dessa vez a BK inovou criando uma versão do Whopper vegetariano. Onde segundo eles, o novo lanche é “0% beef, mas continua sendo 100% Whopper”.

O projeto veio com a startup Impossible Foods cuja missão é “salvar a carne e o mundo”, produzindo alimentos tão saborosos quanto carne e queijo só que sem a necessidade de ter seus geradores naturais. A startup é especializada em produzir hambúrgueres e queijos feitos a base de plantas. O ingrediente-chave da Impossible Foods é o heme, molécula feita a partir de um átomo de ferro que, associada a uma proteína, forma a hemoglobina.

Segundo a startup, o que dá sabor às carnes é o heme e o recria a partir de uma levedura que produz leg-hemoglobina, presente na soja. A aparência de sangue nos hambúrgueres impossíveis se deve ao uso de beterrabas. Além disso, eles disseram que um hambúrguer impossível usa 96% menos terras, gasta 87% menos água e emite 89% menos gases que geram o efeito estufa do que um hambúrguer comum.

Para promover o lanche, a BK fez um vídeo com clientes reais, onde eles pedem o clássico Whopper, mas na verdade recebem o lanche vegetariano. Entretanto, ninguém percebeu a diferença.

O Impossible Whopper custará 1 dólar a mais em relação ao clássico. Entretanto, o lanche ainda não será introduzido fixamente no cardápio da BK, mas nada impede que seja um sucesso e eles adicionem em pouco tempo.

O Burger King também enfrenta concorrentes diretos em relação a fast food vegano. Como a rede McDonald’s que já criou um lanche vegetariano, com queijo coalho no lugar do hambúrguer ou a Taco Bell e a Chipotle, que estão testando menus vegetarianos em suas comidas mexicanas. Se tais opções irão cair no gosto dos consumidores o suficiente para superar pratos com carne tradicional, só os os próximos anos de resultados dirão.

 

Um beijo, um abraço e um carinho amoroso a todos.