Terminei o último post falando sobre até que ponto as discussões sobre responsabilidade social são somente discussões e quando eles se realmente se concretizarão. Precisamos de ações que façam a diferença. Coincidentemente, recebi um texto convidando as pessoas a apoiarem uma iniciativa brilhante. Eles propõem uma forma de grandes criadores mostrarem suas idéias para mudar o mundo – tirando todo o clichê da expressão – e, melhor ainda, uma forma com que elas possam ser realizados. Bom, vou parar de explicar. O texto fala por si.

HUMANITARIAN LION – Por que não?

Todo ano, centenas de agências participam do Festival de Propaganda de Cannes.

São as melhores agências do mundo, formadas pelas mentes mais brilhantes a serviço de clientes mais poderosos.

Agora, imagine se todas essas mentes brilhantes fossem motivadas a criar uma idéia que visasse solucionar um problema no mundo. E que esses clientes poderosos fossem motivados a escolher a melhor idéia e investir nela.

Esse é o nosso projeto para todas as agências e empresas trabalhando em conjunto com o Festival de Propaganda de Cannes: criar a categoria Leão Humanitário. Funciona assim: se uma agência for inscrever qualquer peça em Cannes, ela deverá inscrever uma idéia nessa categoria Humanitária. É uma pré-requisito para participar do Festival. Mesmo sendo grátis, cada agência só poderá inscrever uma idéia. O formato será UMA PÁGINA DE WORD, contendo um projeto (não-publicitário) que vise solucionar um problema no mundo determinado pelo Festival, ONGs e empresas patrocinadoras. As agências terão um ano para pensar nesse briefing. Pode ser um invento, um novo sistema de doação, um longa-metragem, enfim, qualquer idéia não executada, descrita em uma folha de papel.

O júri dessa categoria será formado em sua maioria por clientes patrocinadores do Leão Humanitário junto com representantes de ONGs e do Cannes Lions. Durante o Festival, eles votarão na melhor idéia humanitária. E depois do Festival, todos os clientes patrocinadores investirão nessa idéia para fazê-la acontecer. Anualmente, todos os clientes serão convidados para participar. Lembre-se: o Festival de Cannes tem milhares de clientes para convidar, para patrocinarem a BIG IDEA.

O Leão Humanitário será o prêmio mais valioso do Festival. Valerá 13 pontos, mais que um Grand Prix de Titânio. O bastante para motivar todas as agências a se dedicar ao máximo na criação de grandes idéias humanitárias.

As mentes mais brilhantes ao lado dos clientes mais poderosos por uma causa nobre. Não pode dar errado. Se você quer ver o Leão Humanitário implementado, junte-se a nós e continue enviando esta mensagem até chegar aos grandes nomes das agências e empresas. E se você é um desses grandes nomes, junte-se a nós e fale com outros como você.

Juntos, vocês podem fazer acontecer. Nós podemos fazer acontecer.”

O projeto já conta com grandes apoios. Vale a pena dar uma olhada no site.

[youtube.com http://humanitarianlion.com/]

Arenas ESPM: Marcela Alvarez, 18 de setembro às 16:02h.