Neil Young (caso você não saiba) é um cantor e compositor canadense considerado um dos maiores guitarristas da história da música.

Apesar de sua carreira de sucesso tanto solo como com a banda Crazy Horse, com Crosby, Stills, Nash & Young e com a Buffalo Springfield, em 1982 Neil Young fez uma alucinante comédia chamada Human Highway.

3044017-poster-p-1-human-highway-neil-young

A estranha comédia, estrela Young como um mecânico de carros (bem desajustado) em uma cidade chamada Linear Valley, situada próximo a uma usina nuclear que andou causando alguns problemas para a população. O filme conta com Dennis Hopper (o eterno Easy Rider), Russ Tamblyn, Charlotte Stewart e os membros do Devo.

O filme, como muito bem-dito pelo site Fast Company, é uma afronta a qualquer um que conheça um pouco sobre narrativa e ainda mais para quem considera Neil Young um dos mais sérios ícones do roquenrou. O filme foi re-exibido no festival South by Southwest desse ano, em Austin, onde Young explicou o motivo desse projeto ser tão importante para ele quanto suas dezenas de álbuns.

Mas antes de tudo, assista ao trailer do filme.

Segundo Young, o roteiro foi escrito conforme a filmagem fosse acontecendo. Young e Stockwell escreviam uma espécie de guia e o elenco ia improvisando as falas do script. Neil Young explica essa empreitada como uma busca pela versatilidade. Ele afirma: “Você tem que fazer outras coisas, não dá pra fazer só música”.

O filme foi re-exibido em sua versão director’s cut e está sendo planejado um lançamento em DVD. Young afirma que o filme se recusa a morrer e que eles bem que tentaram matá-lo algumas vezes. “Nunca foi satisfatório assistí-lo porque eu sabia que havia mais coisas nele do que estávamos vendo”, afirma o cantor.

Sobre revisitar a obra mais de 30 anos depois, Young diz: “Eu não sabia muito sobre o que estava fazendo quando fizemos o filme, a comédia é algo estranho e sutil quando se está tentando contar uma história de comédia. Eu não finjo ser bom nisso, estou apenas experimentando. Mas o timing da comédia e o jeito com que ela é arranjada é muito importante, e eu sabia muito mais sobre isso ao criar esse director’s cut, e sempre quis dar a esse filme o que ele merecia. É satisfatório porque hoje ele arranca risadas e na primeira vez as pessoas ficavam se perguntando o que é que estava acontecendo.”

O resultado dessa nova versão é a transformação de um fracasso de crítica e recepção para um clássico cult. Afinal, pelo menos para mim, qualquer coisa em que Young coloca o dedo já é clássico.

Para terminar, vale lembrar da canção Human Highway, gravada com o Crosby, Stills, Nash & Young no álbum Find the cost of freedom.

Agora vamos esperar o DVD sair e correr comprar na Amazon…

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.