Em 2033, quem estiver participando do Festival de Cannes irá se lembrar do Festival de 2013. Menos de uma semana atrás, se reuniram cerca de 100 participantes de todos os lugares do mundo pensando como a comunicação e as relações interpessoais e, principalmente, a relação com as marcas acontecerão daqui 20 anos, buscando tendências, porém sem buscar respostas prontas. O mais legal de tudo, é que esse Workshop, chamado “How to sell my stuff in 2033.”, colocado em prática lá em Cannes foi inteiro pensado aqui, a ESPM, que contribui com a área de conteúdo do Festival desde 2009, se juntou com a Limo Inc, agência de comportamento e cultura, e desenvolveram esse projeto super interessante.

Contando com a ajuda da artista gráfica Roberta Faulhaber, que durante o evento colocou em um mural tudo que estava sendo falado, foi conduzido por Emmanuel Publio Dias, professor da ESPM, ao lado da Laura Chiavonne, CEO da Limo Inc e professora da Miami/ESPM. Segundo o  Workshop daqui a 20 anos a tecnologia ainda permanecerá nas relações entre pessoas e marcas. Todas as pessoas poderão se relacionar por meio de devices, que terão o poder de compartilhar informações. Assim surgiu, também, a preocupação com a privacidade, que cada vez mais vulnerável acabou virando alvo de brincadeira, imaginando que quem resistir terá que viver em ilhas preservadas de tecnologia. Será que é só mesmo brincadeira?

Mesmo com o término do Festival de Cannes de 2013, o “How to sell my stuff in 2033?” está longe de se completar, como dito no começo do post, 20 anos. Tudo o que foi falado durante os dois dias de Workshop foram colocados em uma cápsula do tempo, que será aberta somente pelos delegados de Cannes em 2033. Porém não vai ser preciso esperar até lá, todas entrevistas e depoimentos que ajudaram a embasar o Workshop, junto com o que foi comentado durante, serão editados e amplamente divulgados e também a ESPM se programou para replicar aqui em São Paulo o mesmo evento que foi realizado lá na riviera francesa.

 

Estudante de Comunicação pela ESPM. Gosto de pensar como as coisas poderiam ser diferentes e se poderiam ser melhores. Me interesso por qualquer coisa, especialmente por redes sociais, tecnologia e música