A Cervejaria Heineken famosa por suas propagandas que promovem a Champions League, competição da qual é patrocinadora, e por meio de um trabalho realizado pela Agência Publicis Itália, lançou nessa semana um dos comerciais mais envolventes dos últimos tempos, principalmente para o italiano Marco e seus 3 amigos fanáticos “giallorossi” torcedores da equipe italiana Roma.

No dia 18 de fevereiro de 2016 a equipe italiana enfrentou em sua casa, no Estádio Olímpico de Roma, o Real Madrid, um dos maiores adversários dentre os concorrentes ao título da Champions de 2016. Há sete anos Marco e seus três amigos sempre se encontram para assistir os jogos na casa de um deles, e a partir disso surgiu o climax desse comercial, quando Marco recebeu na véspera do jogo um ingresso VIP para ir sozinho ao Olímpico assistir o jogo. Mesmo sabendo que seus amigos não aceitariam facilmente sua ausência no encontro quase que rotineiro ele não negou o convite e ainda tentou despistar seus amigos sobre o ocorrido.

De repente, já dentro do estádio esperando o jogo começar Marco foi surpreendido com a aparição de seus três amigos no telão do estádio, nesse momento eles declaram que sabem do ocorrido e da “traição” promovida, ainda como solução para a redenção do amigo eles sugerem que o mesmo entre no helicóptero que está aguardando nas redondezas do estádio. Arrependido por ter enganado seus amigos e incentivado por grande parte da torcida presente ele se direciona a mais uma surpresa, assista a propaganda.

No cenário brasileiro o mercado de cervejas mostra-se a muito tempo saturado pela superexposição de padrões estéticos e clichês em suas campanhas. Uma das razões para esse reflexo negativo talvez seja o fato de que as Companhias Cervejeiras não estão confiantes o suficiente para abandonar o padrão existente, qualquer investimento nas grandes mídias brasileiras gera altos custos e quando a possibilidade de retorno não é certa algumas ideias são deixadas de lado. Esperamos que com o tempo os anunciantes brasileiros adotem posturas mais corajosas e isso promova novas temáticas, semelhantes por exemplo a essa da Heineken.

Texto de Luiz Augusto Callonere Cerqueira

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