Se você achava que sereias existiam apenas em lendas piratas e contos da Disney, a província Sul Coreana, Jeju possui uma história muito forte com essa figura mitológica, ou uma derivação bem próxima.

Na terra de origem vulcânica e com uma pequena população, a comida vem basicamente de um único lugar, a pesca. Mas, diferente de grandes navios pesqueiros e com suas redes para caça, o papel de achar comida está com as Haenyeo, as “sereias” mergulhadoras. Desde sempre as mulheres da ilha se reuniam para caçar tudo que fosse possível para os habitantes, mas com o tempo essa prática acabou se tornando obsoleta e hoje, apenas Kim Ok Ja continua seu trabalho como uma “sereia”

csc_1207

O canal Great Big Story junto à Genesis, marca de automóveis, decidiu contar um pouco da história dessa mulher que dedicou sua vida pela terra de Jeju.

Mesmo que uma figura mitológica como a da sereia seja apenas uma ficção para assustar marujo, o papel das Haenyeo foi o oposto, pois nunca trouxe desgraça à vida humana, mas sim vida e carinho. Essa prática pode estar acabando, mas enquanto Kim estiver viva, a história continua.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.