Se esta quinta-feira seus funcionários não aparecerem no trabalho, ou sua sala na faculdade estiver especialmente vazia você não precisa gastar muito tempo imaginando o porquê de todas essas faltas. Dia 19 de setembro é o dia de lançamento do próximo jogo da série de games Grand Theft Auto aqui no Brasil, sendo que mundialmente o jogo será lançado amanhã.

GTA V, que foi anunciado no fim de 2011 pela desenvolvedora Rockstar Games, demorou quatro anos para ser produzido e entrou para a história como o jogo mais caro a ser produzido. O orçamento para o desenvolvimento e ações de marketing do jogo foi de $265 milhões de dólares – o que dá mais de $600 milhões de reais. Isso é mais do que foi investido no sexto filme da série Harry Potter, mais do que foi gasto com “Os Vingadores” e “Avatar”, até.

O que não é de se surpreender, considerando que a franquia GTA é uma das mais bem vendidas no mundo. Só perdendo para gigantes como “The Sims”, “Pokemon” e “Super Mario”, todos os jogos de Grand Theft Auto já venderam 125 milhões de cópias, mundialmente. O novo jogo, GTA V, já alcançou a marca de mais de 2.5 milhões de jogos comprados em pré-venda – isso somente levando em conta os cópias físicas para Xbox e PlayStation.

O esforço de marketing de GTA V começou um mês após seu anúncio, em Novembro, quando foi lançado o primeiro trailer. A campanha contou com 20 trailers distintos no total, além de brindes nos PDVs, posts patrocinados nos principais sites do gênero,  um website temático (o “The Epsilon Program“, nome do culto presente na história do jogo) e até banners em ônibus nas principais cidades do mundo.

Deixando de lado por um momento todas as controvérsias que GTA enfrenta quanto à violência e o tratamento deplorável de personagens femininos no jogo, a trajetória de Grand Theft Auto é no mínimo interessante – considerando que começou como um pequeno projeto da Rockstar Games que quase não viu a luz do dia.

 

 

Julia. 20. Cursa comunicação social e resolve cubos mágicos. Leva personagens fictícios muito a sério.