Já reparou que muitas imagens de comerciais por aí são tão semelhantes que parecem a mesma? Na verdade, algumas dessas são realmente a mesma e vêm do mesmo lugar.

Bancos de imagens são bastante comuns na propaganda: Shutterstock, iStock, todo mundo já ouviu falar ou utilizou suas imagens. Muitos só jogaram a imagem desejada no google e procuraram uma versão sem marca d’água (quem nunca?).

Mas o que nem todo mundo sabe é que para o mercado de vídeo também existem serviços semelhantes. São pequenas cenas, geralmente sem cortes, que podem ser inseridas em praticamente qualquer peça sem chamar a atenção.

Um dos maiores acervos de vídeos do estilo é o Dissolve e para provar que seu serviço é bom e seu acervo abrangente, recriaram em poucos segundos alguns dos grandes clássicos do cinema só com material disponível no site.

Curtiu?

Essa ideia de recriar filmes famosos com material próprio é o fio condutor de Rebobine Por Favor (2008). Dirigido pela lenda dos videoclipes Michel Gondry (de clássicos como Around the World ou Fell in Love with a Girl), Jack Black e Mos Def são empregados de uma locadora que, ante a perda de todas as fitas VHS, decidem regravar filme por filme todo o acervo e, assim, manter o serviço funcionando.

Com  o sucesso dos filmes “B”, toda a comunidade acaba se envolvendo. Vale a pena assistir!

O Dissolve já lanço um comercial no começo do ano explorando suas imagens, com toda a picaretagem e clichês que são usados na propaganda. Impossível não de alguns absurdos que, com o uso prolongado, acabamos tomando como normais.

Além do mais, é curioso como o slogan “Apenas mais um comercial genérico” parece se aplicar a tantos comerciais. Ainda mais se pensarmos que a propaganda existe justamente para criar diferenciação entre produtos e agregar, dessa maneira, valor à eles.

Fica o alerta para o fim da propaganda de pastelaria, ou “genérica” que vemos por aí.

Minha barba. Minha vida.