#éoquetemprahoje por Thássio Marcelo
A resposta é sim. Após anunciar várias novidades na Google I/O, que rolou no início do mês em São Francisco, a empresa preparou um grande lançamento para este ano: Chromebook, seu primeiro notebook.
O computador é fruta da parceria com as fabricantes Samsung e Acer e funcionará com o sistema operacional Chrome OS. Inicialmente, ele será lançado em seis países (França, Reino Unido, EUA, Itália, Holanda e Alemanha) já no próximo mês.
As diferenças entre as fabricantes na montagem do chromebook são mínimas. Para a versão da Samsung, o Chromebook terá bateria com duração de oito horas, tela de 12,1 polegadas e estará disponível nas cores preta. Já o da Acer, a tela fica com 11,6 polegadas e bateria com duração de 6 horas.
Mas o maior diferencial de ter um chromebook é que ele vai utilizar computação na nuvem para o seu sistema operacional. Ou seja, não será preciso instalar absolutamente nada no computador, já que todos os aplicativos rodarão por meio de conexão à internet. É aí que mora o perigo, pois é necessário ter uma boa conexão para utilizar os diversos features. E onde tudo é online, nada off: todos os brasileiro “chora”.
O Google tem garantido em material de divulgação que o OS do Chromebook leva somente 8 segundos para carregar, já que não existe nada instalado, nada consumindo a memória do computador. Na verdade, o Chromebooks está sendo projetado para ser mais rápido a medida que as atualizações são lançadas.
Curtiu? Tem mais novidades e detalhes no site desenvolvido para apresentar o produto. Esse é mais um passo da revolução (ou seria dominação?) promovida pelo Google.
Twitter aí: @NewronioEspm @Thassio_Marcelo