O Golden Drum é o Cannes do Leste Europeu. Ou da “New Europe” como eles se auto-referem e meio que pedem para ser chamados. O que seria a New Europe? Países que pouco tempo atrás engatinhavam no capitalismo mas já se tornaram players importantes no mercado criativo global. Exemplo: Romênia. Ou ninguém lembra da campanha do Chocolate Rom? Nada menos que 24 países e 71 agências. Da Finlândia ao Kazaquistão. Da Áustria a Israel. Maior número de inscrições: Rússia. Viva a ostentação.

Pois é, esse ano, assim como aconteceu em Cannes, resolveram dedicar um dia do festival à criativade brasileira. O famigerado Brazilian Day. E tive a sorte de ser um dos 4 convidados a palestrar nesse dia, junto com Pedro Rosa (diretor de arte da LBTM), Roberto Vilhena (CCO da Artplan) e Eiji Kozaka (diretor de criação da W/Mccann). Mas não vou falar de mim nem deles. Autopromoção a gente deixa pro Facebook.

Eis alguns dos principais pontos que achei bacana destacar sobre o Golden Drum, que em 2014 assoprou 20 velas no bolinho.

Localização:

DCIM100GOPRO
Fodona. Costa do Adriático com vista pra Croácia (à esquerda) e a poucos quilômetros da Itália (direita). Tudo acontece na cidade de Portoroc, uma espécie de Mônaco da Eslovênia, e a uma hora da capital Ljubjana. O festival inteiro acontece no Hotel Grand Bernardin, o Copacabana Palace deles, e que fica a 20 minutos caminhando de Piran, um porto minúsculo cheio de bares e restaurantes estilão local, sem muito turista. Pra quem for, sugiro se perder nas ruas estreitas devidamentes ornamentadas por lençóis e roupas penduradas no varal externo. (meu momento Washington Olivetto de dicas)

Organização:

11

Os caras sabem o tamanho do próprio festival. Não se acham Cannes nem querem ser. Tudo acontece em basicamente 3 ou 4 salas de conferência (destaque pra sala Europa e seu telão horizontal imenso, o maior que já vi) e tudo muito bem indicado. Pessoal atencioso pacas. Imagine um mini-Palais sem aquela orgia corredoriana. Teve palestra de gente importante, como CEO da DDB Estocolmo e um broder do Google. Pena que foi sobre storytelling.

Trampo:
A New Europe tá chegando de mansinho. Como diria nosso amado Galvão: “não tem mais bobo, amigo”. Muitas das peças na parede já tinha visto em Cannes. Nível de produção singaporiano, filmes bem acabados, digital amarradinho. A cerimônia de premição, apesar de longa, impressiona. E os caras levam a sério.

Algumas campanhas que chamaram mais atenção:

Press

Faber Castell “Writes Long”
http://www.goldendrum.com/competition/showcase/winners-2014/?ID=58594

Arcelic “Self Cleaning Oven”
http://www.goldendrum.com/competition/showcase/winners-2014/?ID=58564

Sport Life Fitness Club “Power”
http://www.goldendrum.com/competition/showcase/winners-2014/?ID=58592

Mobile

S7 Airlines “Catch a Plane”
http://www.goldendrum.com/competition/showcase/winners-2014/?ID=59207

“Get Well Kit” (tb levou Cannes)
http://www.goldendrum.com/competition/showcase/winners-2014/?ID=59201

Innovative

Opel “Sky Surprise”
http://www.goldendrum.com/competition/showcase/winners-2014/?ID=59221

Media

Katona Jozsef Theatre “Giformances”
http://www.goldendrum.com/competition/showcase/winners-2014/?ID=59535

Direct

SiammSiamm Fastion Store “Put the Music On”
http://www.goldendrum.com/competition/showcase/winners-2014/?ID=59308

Lazer:

DCIM100GOPRO
Como já disse lá em cima, o hotel é o Copa deles. Tem uma puta infra de piscina e spa dignos de fazer inveja na Larissa Marilac. Piscina infinita e tal. Porraaaaam. Café da manhã farto, almoço e janta idem. Quarto com uma belíssima varanda. Basta uma segunda dose de whisky e nego acha que tá num transatlântico. De terça a sexta, depois das 10 da noite, tem festinha no hotel com direito a cerveja local e DJs “famosos” da nossa querida New Europe. Ou seja, diverte.

É isso. Se puder, vá. E chegue falando “dobar dan”.

 

10549977_10202663622128344_1387115571598919710_oRicardo Wolff
Começou como Redator na DDB Berlin após se formar na Miami AD School em 2006. Nos 3 anos seguintes ele trabalhou com grandes clientes como Ikea e Wolkswagem, ajudando a DDB a atingir o topo do ranking criativo da Alemanha em 2009.Em 2010 foi para AlmapBBDO onde trabalhou em campanhas on e offline para clientes  como HP, Volkswagen, Audi, Billboard and Visa. Seu trabalho foi reconhecido por vários festivais como Cannes Lions, One Show, D&AD and ADC.Ele também foi nomeado o 13º melhor redator do mundo pelo Big Won Report.

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.