Sinapse por Christian Michelassi, 26/06/2009 (!)

Lâmpada NewronioComo todo esse papo de sustentabilidade, as grandes empresas perceberam que esse novo pensamento está se difundindo pelas mentes dos consumidores e o Google e Microsoft, por exemplo, propuseram dois projetos para ajudar o internauta a diminuir seu rastro no meio ambiente.

Cada uma tem seu projeto, mas com propósitos muito parecidos: A partir do perfil do usuário, os serviços apontam detalhadamente o consumo de energia da sua residência. O usuário indica quais aparelhos eletrônicos possui em casa, quantas pessoas moram e através de calculos logarítmicos o usuário fica sabendo no que está gastando mais energia e assim pode economizar.

Como diz o Google, parafraseando Lord Kelvin, “If  you cannot measure it, you cannot improve it”. Essa é a promessa do Google Power Meter. Através do detalhamento do seu consumo, você poderá ver no que pode melhorar.

 

 

Já a Microsoft vem com outro argumento. Além de mostrar seu consumo em uma página personalizada (O Google o faz através de um widget), o site do Microsoft Hohm  ainda mostra o consumo em sua região e indica sugestões de como economizar.

 

Hohm Newronio

Preview do website do Hohm

 

Bom, deixa eu explicar o porquê desse nome: Hohm vem da junção de Home, que é casa em inglês e de Ohm, unidade de medida de energia elétrica

E sim. Eu sei que as notícias são boas, mas sempre há um lado negativo. O serviço do Google só está disponível em fase Beta em algumas cidades americanas, indianas e canadenses. Já o Hohm também está em fase Beta e para participar você tem que se cadastrar e esperar por um convite. Mas claro, tem que ser residente em algumas poucas cidades dos EUA.

Mesmo com a impossibilidade de usarmos esse serviço aqui no Brasil (Google, ainda não esqueci o Google Voice, hein?!), é muito bom ver que essas empresas estão atentas a questão da sustentabilidade e por serem muito influentes no mundo, é fato que as empresas menores que miram essas gigantes como alvo passarão a buscar maneiras de se encaixar nesse perfil empresa sustentável.

Fonte Imagens: istockphoto.com

                               gizmodo.com

Opa, me tuíta @Michelassi e @NewronioESPM