#éoquetemprahoje por Thássio Marcelo

Estava faltando essa. Depois de tantas redes sociais surgindo nos últimos anos, a GetGlue conseguiu inovar sendo a primeira rede a permitir que os usuários compartilhem suas opções de entretenimento favoritas. E não estou falando apenas do “o que está acontecendo” ou “o que você está pensando”, aqui se discute que música está ouvindo, ou que livro, que filme, que evento as pessoas estão curtindo.

O sistema pode ser acessado via web, Facebook ou no celular (iPad também conta). Seu funcionamento se dá como um Twitter ou Foursquare, em que as pessoas escolhem alguma coisa que gostam, ou criam um novo tópico, e mandam uma mensagem dizendo que estão se relacionando com aquilo (por exemplo, vendo um filme). Podem dizer também se curtiram aquilo ou não, e outros usuários também dão as suas opiniões. A partir dessas informações, o GetGlue recomenda novas opções baseadas nos gostos dos usuários. Veja o vídeo promocional:

Os aplicativos móveis do GetGlue permitem que os usuários façam check-in em programas de TV, filmes, música e livros, além de ver o que seus amigos estão consumindo em tempo real. Os usuários também podem rapidamente construir um perfil a seu gosto, obter sugestões a cada semana, procurar listas de topo e encontrar outras pessoas que compartilham das mesmas experiências.

Em pouco mais de 2 anos, a rede já é líder de entretenimento, com mais de 900.000 usuários e 12 milhões de novas classificações e check-ins em programas de TV, filmes, músicas e livros a cada mês. Os fãs usam os aplicativos da plataforma enquanto estão consumindo o entretenimento para compartilhar com amigos e ganhar prêmios exclusivos de  parceiros. Sim? Tem prêmios.

Com sede em New York, a GetGlue está trabalhando com as empresas mais importantes do entretenimento (20th Century Fox, AMC, ABC Family, Disney Theatrical, Discovery, ESPN, FOX, HBO, MTV, Showtime, Sony Pictures, Travel Channel, Universal Pictures, Warner Bros teatral e outras), onde adesivos são dados quando alguém, por exemplo, afirma que gostou de determinado filme. No entanto, o mais legal é que, a cada 20 adesivos virtuais ganhos, você pode solicitar ao GetGlue, gratuitamente, adesivos físicos correspondentes, que são enviados por correio.

Não é por menos que a rede foi nomeado pelo Mashable como uma das seis novas empresas promissoras de 2010. E você, também se convenceu disso?

Twitta aí: @NewronioEspm @Thassio_Marcelo