Por: Mauro Miguel Rodrigues Berimbau e Vince Vader
Muitos estudos em game design se utilizam das teorias de Mihaly Csikszentmihalyi (1990) para apresentar a importância de equilibrar desafios com a habilidade do jogador. Em suma, o conceito apresenta a seguinte proposta: tarefas que exigem muita habilidade tendem a levar pessoas à ansiedade, enquanto as que exigem pouca habilidade tendem a levar ao tédio. Caso a dificuldade das tarefas a realizar esteja adequada ao desenvolvimento das habilidades, aumentando ou diminuindo gradualmente, é possível entrar nesse “estado de fluxo”, um estado mental onde se está totalmente envolvido na atividade em sensação prazerosa, conforme podemos ver no gráfico de Csikszentmihalyi sobre o estado de fluxo a seguir:
Assim, teoricamente é possível manter as pessoas produtivas, envolvidas e em constante aprendizado se conseguirmos aumentar, gradualmente, a dificuldade do desafio oferecido em relação às suas habilidades.
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GO GAMERS!
Referência:
Csikszentmihalyi, Mihaly. Flow: The Psychology of Optimal Experience. Harper & Row: NY, 1990.
Vince Vader
Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.
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