Por: Mauro Miguel Rodrigues Berimbau e Vince Vader

Muitos estudos em game design se utilizam das teorias de Mihaly Csikszentmihalyi (1990) para apresentar a importância de equilibrar desafios com a habilidade do jogador. Em suma, o conceito apresenta a seguinte proposta: tarefas que exigem muita habilidade tendem a levar pessoas à ansiedade, enquanto as que exigem pouca habilidade tendem a levar ao tédio. Caso a dificuldade das tarefas a realizar esteja adequada ao desenvolvimento das habilidades, aumentando ou diminuindo gradualmente, é possível entrar nesse “estado de fluxo”, um estado mental onde se está totalmente envolvido na atividade em sensação prazerosa, conforme podemos ver no gráfico de Csikszentmihalyi sobre o estado de fluxo a seguir:

Untitled

Assim, teoricamente é possível manter as pessoas produtivas, envolvidas e em constante aprendizado se conseguirmos aumentar, gradualmente, a dificuldade do desafio oferecido em relação às suas habilidades.

Gostou do assunto? Ficou curioso para saber mais? Leia o artigo completo na Revista da ESPM desse mês.

GO GAMERS!

Referência:

Csikszentmihalyi, Mihaly. Flow: The Psychology of Optimal Experience. Harper & Row: NY, 1990.

foto_vince

Vince Vader

Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.