#SuperBowl por Luisa Fleury

 

Enfim, o dia mais esperado por publicitários e adoradores de futebol americano chegou. Não, não é o dia do publicitário. Foi dois dias depois, o jogo mais importante para o esporte, para os apreciadores e claro, para nós, marketeiros. Sinto muito para quem tava torcendo pros San Francisco 49ers, não foi dessa vez.

Para quem não sabe, o Super Bowl é a final do campeonato da NFL (National Football League), nos EUA é considerado o maior evento desportivo do país e  a maior audiência televisiva. Milhões de pessoas do mundo inteiro assistem ao jogo. Durante o intervalo do jogo, ocorre um show de um artista ou banda. Nos últimos três anos, foram de pop, com Black Eyed Peas (2011), Madonna (2012) e Beyoncé (2012). É o dia de maior consumo de comida, atrás do dia de Ação de Graças. Também é um evento em que o intervalo comercial é o mais caro no ano e do mundo, patrocinadores desembolsam muitos mil, ou até milhões de dólares para a compra do horário e produção do comercial. De preferência, usam o horário para mostrar comerciais inéditos. Não nos prolonguemos num assunto que não é a especialidade dos redatores do Newronio. Portanto, vamos ao que interessa: Comerciais do Super Bowl 2013.

Nós dividimos alguns comerciais nas seguintes categorias: Comercial Mais Engraçado, Comercial Mais Nojento, Pior Comercial e Melhor Comercial.

Comercial Mais Engraçado – A Doritos sempre faz alguns comerciais durante o jogo, todos apelando para o humor nonsense e que realmente nos faz ficar com vontade de comer Doritos. Esse ano, eles fizeram pelo menos 5 comerciais, que vão desde um pai virando Drag Queen para comer o Doritos de sua filha, até uma menininha que joga seu cachorro pela janela do carro, para não ter que dividir seu salgadinho (pra ver, clique aqui, aqui, aqui e aqui). Mas o que achamos mais engraçado, foi esse: (mas ficamos em dúvida entre o da Briga de Sussurros da Oreo)

Comercial Mais Nojento – A Go Daddy é uma empresa registradora de domínios e hospedeira de sites. É a maior empresa registradora de domínios do mundo. Mas o forte deles com certeza não é a publicidade. Com duas propagandas anunciadas na noite do jogo, só uma salva… Mais ou menos. A outra, não dá pra entender por que eles apelaram para algo tão nojento! Eles queriam ser engraçados? Dá pra ver na cara da Bar Rafaeli que ela mesma está com nojo.

Pior Comercial – A Calvin Klein fazer propaganda de cueca durante o Super Bowl, não tem problema. Mas quando é uma propaganda que parece ser feita para o público feminino, não rola. A noite do Super Bowl é focada para homens, famílias, etc. Enfim, não tem nada a ver com o clima da noite.

 

Melhor Comercial – A Audi foi extremamente feliz com o comercial exibido na noite de ontem. Muitas propagandas foram muito boas, por isso, foi bem difícil decidir quem seria a melhor. Ficamos em dúvida também entre a de Tide, Hyundai e M&M. Mas foi unânime o argumento que o comercial que mais dialoga com a marca, é o da Audi. Dá vontade de ver mais de uma vez.

O mais legal da noite, é que tudo é motivo para falar do jogo. Mesmo que você não esteja assistindo ao jogo, você vai se sentir parte dele. Pelo menos foi uma estratégia muito bem utilizada pelo canal de televisão americano CBS, onde passam as séries que mais gostamos, como Two Broke Girls, The Big Bang Theory, Person of Interest, How I Met Your Mother e por aí vai. Foram exibidos comerciais das séries, com o tema do Super Bowl, como The Big Bang Theory e Two Broke Girls.

Agora fica a torcida para o seu time estar no Super Bowl ano que vem, a expectativa para quem vai cantar ou tocar no intervalo do jogo e os preparativos para os comerciais mais caros. Por enquanto, só se sabe que o jogo será em Nova Iorque.

Seja a próxima estrela do Super Bowl seguindo o @NewronioESPM!

Escolhi fazer comunicação por gostar (e muito) de me comunicar. Sou tímida no começo, mas depois de um tempo já sou íntima. Eu nunca escrevi em blog, mas vivo escrevendo. Amo estar atualizada, principalmente no que se refere à moda.