Na parte 1 falei sobre o projeto NAVE que o Governo Estadual do Rio e de Recife desenvolveram em parceria com a Oi Futuro, que será o assunto desse post. Continuemos:

oi_futuro_logo_ltp_c_jpg

 

A companhia Oi vem mostrando que o foco é realmente se diferenciar das demais empresas. Desde sua fundação, a empresa apresenta-se como diferente das demais. Evita e ridiculariza os clichês e abomina a mesmice em seus comerciais.

Essa filosofia está enraizada em todas as ramificações da empresa, assim como na estação de rádio que mantém (Rádio Oi) e nos projetos sociais que realiza.

Um bom exemplo é o Oi futuro (Instituto de responsabilidade social da Oi). Presente em várias cidades do país, o Oi Futuro atua em dois eixos: educação e cultura. O instituto incentiva a criação artística, valoriza a diversidade cultural brasileira e investe em tecnologia de ponta para acelerar e promover o desenvolvimento.

Além do Nave, o instituto realiza outros projetos de responsabilidade social. Os principais são:

Tonomundo:

O Tonomundo, desenvolvido em parceria com a Escola do Futuro da USP, transforma as escolas beneficiadas em pólos irradiadores de projetos comunitários. Através da implantação de laboratórios de informática com acesso à internet na rede pública de ensino fundamental, o projeto incentiva a criação de projetos comunitários a partir das escolas com uso de ferramentas virtuais.

untitled

O Tonomundo criou uma metodologia de ensino por meio da informática e forma professores para transferir o aprendizado para crianças de escolas públicas brasileiras. O programa integra as 598 escolas públicas que participam do projeto em uma comunidade virtual de aprendizagem.

Em 2001, o programa ganhou a chancela da Unesco e, desde então, foi multiplicado sob a forma de política pública em escolas estaduais e municipais do Espírito Santo, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, e Pará.

O Tonomundo já beneficia mais de 650 mil alunos e 7 mil professores e este ano chegará a Moçambique. Através de uma parceria com a Soico TV, o programa será implantado em cinco escolas públicas de Maputo, capital moçambicana.

Novos Brasis

brasisExiste ainda o Novos Brasis, um programa de parceria com ONGs que apóia o desenvolvimento de iniciativas sociais que apliquem tecnologias da informação e da comunicação a favor da cidadania. O Novos Brasis é voltado para a educação e para a transformação social nas localidades de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O programa faz parte da estratégia do Oi Futuro de contribuir com alternativas inovadoras de inclusão para a sociedade brasileira. Desde 2004, o Novos Brasis já investiu quase R$ 6 milhões, beneficiando mais de 30 mil pessoas com 56 projetos que já se tornaram realidade.

Oi Conecta

Já o Oi Conecta tem o objetivo de interligar escolas públicas na rede mundial de computadores. O programa já atende a 1,7 mil escolas no país, através do serviço de banda larga Velox, beneficiando professores e alunos.

A Oi é uma das empresas que mais crescem atualmente, e recentemente obteve a sua mais nova aquisição: a Brasil Telecom. Com essa nova compra, a empresa atuará em âmbito nacional com com a meta de dobrar o número de clientes atuais nos próximos 5 anos.

Falta saber se a empresa continuará com a mesma filosofia… só o futuro dirá.

Luiz Paulo Andrade, 14 de janeiro às 15:31