O mundo da propaganda é povoado de clichês. Alguns poucos e bons se destacam e fogem da linha de raciocínio universal que é utilizada pela grande maioria. Fazer uma propaganda criativa às vezes é utilizar do óbvio, que acaba sendo até imperceptível, para criar algo que faça os outros publicitários pensarem: como é que eu nunca pensei em falar disso? (a Pepsi é um grande exemplo dessa brincadeira, com o slogan “pode ser Pepsi?”).

O que então é mais óbvio do que fazer uma propaganda que fala mal de propaganda? Assim a Dissolve foge dos clichês ao falar dos clichês.

A Dissolve é um site que funciona como um banco de vídeos. Através dele você pode encontrar vídeos sobre qualquer tema em uma ótima qualidade, que podem ser utilizados para criar propagandas, por exemplo. Claro que por um preço, mas vale a pena porque é um trabalho muito bem feito. Da mesma forma que o Dissolve, funciona também o Shutterstock para imagens, vídeos e arquivos de áudio.

O site criou recentemente a série Advertising Insider que nada mais é que uma sátira do mundo publicitário. E como toda brincadeira tem um fundo de verdade, eles tiram sarro das piores coisas que sempre acontecem com profissionais da publicidade baseados em tweets do perfil @adweak, especialista nesse quesito. O filme utiliza dos vídeos disponíveis no site que qualquer um pode adquirir.

Não faz muito tempo que a Dissolve começou toda essa brincadeira com o “This is a Generic Brand Video” que mostra as mais manjadas estratégias na propaganda utilizando vídeos (do próprio banco de dados do site).

 

Música, música e música.