Quando vamos ao cinema, antes de decidir o filme que vamos assistir, nos deparamos com uma das primeiras plataformas de divulgação, o poster.
Com elenco, título do filme e cenário, parece que a escolha se torna mais fácil, porém entre tantas opções, podemos notar que elas seguem um padrão.
Tal semelhança foi fruto de uma mudança nos anos 90, quando os posteres passaram a seguir a lógica da indústria do cinema. Os gêneros repetem paletas de cores e a posição dos atores nos cartazes, há um padrão nos estilos que se replica, uma espécie de clichê da indústria.
Para combater essa tendência, o escritor Matthew Chojnacki reuniu 200 artistas que recriaram os cartazes dos filmes com um viés menos mercadológico e mais artístico.
O livro Alternative Movie Posters II é uma maneira de valorizar uma arte que foi perdida para o usual.
Confira um pouco das obras abaixo.
O clichê é bastante evidente em todos os gêneros e estilos de filmes de Hollywood, confira alguns abaixo.
Você quer uma comédia romântica e está com dúvidas quanto ao elenco? O casal de costas facilita sua escolha.
Que tal um close no olhar macabro?
Ação ou thriller? Um azul com pessoas correndo te conta um pouco das cenas que estão por vir.
O personagem principal com algum texto sobreposto para falar um pouco da trama ou do personagem.
As produtoras usam esses estilos com a expectativa de convidar o público ao cinema, mas até os clichês saem de moda.
Você precisa fazer login para comentar.