Francis Ford Coppola é um diretor, roteirista e produtor estadunidense nascido em 7 de Abril de 1939 em Detroit, Michigan.
Coppola é um dos maiores diretores da história do cinema, principalmente por seus trabalhos nos anos 70, época em que começou o movimento New Hollywood, que integrava cineastas como Robert Altman, Brian de Palma, Woody Allen, Milos Forman, Sidney Lumet, Terrence Malick e inúmeros outros.
Seu trabalho mais aclamado e conhecido é a trilogia O Poderoso Chefão, que lhe rendeu 5 Oscars (todos ganhos pelos 2 primeiros filmes da série). Muitas pessoas e críticos têm O Poderoso Chefão como o melhor/maior filme da história do cinema, o que acaba reduzindo a carreira de mais de 50 anos de Coppola a essa trilogia ou apenas ao primeiro filme dessa série. Portanto, nós do Newronio nas próximas semanas nos dedicaremos a explorar a carreira desse e de outros cineastas que acabam sendo marcados por uma obra, mas que na verdade tem outros trabalhos tão bons quanto ou ainda melhores (ou menores, mas ainda bastante significativos).
Por exemplo, o Coppola tem 2 Oscars de melhor filme pelos dois primeiros filmes da série O Poderoso Chefão, mas sabe o que é mais importante que um Oscar? Uma Palma de Ouro do Festival de Cannes! E Coppola é um dos poucos cineastas que tem DUAS.
Portanto, a seguir: Francis Ford Coppola muito além de O Poderoso Chefão.
1 – A Conversação (1974)
Sinopse: Harry Caul (Gene Hackman), expert em vigilância e conhecido nacionalmente por seu grande profissionalismo, é contratado pelo diretor de uma grande empresa para vigiar e gravar a conversa de um casal de amantes. Mas no passado um trabalho dele provocou a morte de três pessoas e agora ele teme que algo parecido aconteça. (Ps: Primeira Palma de Ouro para Coppola)
2 – Apocalypse Now (1979)
Sinopse: Capitão Willard (Martin Sheen) recebe a missão de encontrar e matar o comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz (Marlon Brando), que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos. (Ps: Segunda Palma de Ouro para Coppola)
3 – O Selvagem da Motocicleta (1983)
Sinopse: Em uma pequena cidade industrial que está morrendo, o líder de uma pequena gangue, Rusty James (Matt Dillon), vive na sombra de seu ausente irmão mais velho, “O Motoqueiro” (Mickey Rourke). A mãe dele partiu, o pai dele é um alcoólatra, a escola não tem nenhum significado para ele e suas relações são superficiais. Rusty é levado a participar de mais uma briga de gangues e os eventos que se seguem começam a mudar sua vida.
4 – Drácula de Bram Stoker (1992)
Sinopse: No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste é a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas “noivas” e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.
5 – Jack (1996)
Sinopse: Uma fábula sobre um garoto (Robin Williams) que sofre de uma rara doença que o faz envelhecer quatro vezes mais rápido que o normal, transformando-o num menino em corpo de homem. (Ps: Lembro desse filme na Sessão da Tarde e levei um baita susto quando percebi que foi dirigido por Coppola)
6 – O Homem que Fazia Chover (1997)
Sinopse: Um jovem advogado desempregado (Matt Damon) é a única esperança de um casal que não consegue obter de uma companhia de seguros dinheiro para a cirurgia do filho, que tem leucemia e precisa de um transplante de medula óssea para salvar sua vida. Enquanto o advogado trabalha em seu primeiro caso, ele se apaixona por uma mulher casada (Claire Danes), cujo marido tem um comportamento bastante violento.
7 – Tetro (2009)
Sinopse: Em Buenos Aires, Bennie (Alden Ehrenreich) reencontra Tetro, o irmão mais velho (Vincent Gallo), que jurou nunca mais ver a família.Outrora um brilhante poeta, Tetro está distante e amargo. Rejeitou o nome e deixou de escrever. Na casa em La Boca, Bennie descobre textos antigos do irmão.Neles estão guardados os segredos daquela família arruinada por rivalidades.
Apesar de suas obras mais aclamadas terem sido realizadas nos anos 70, Coppola continuou trabalhando como produtor e realizando obras fantásticas como diretor nas décadas seguintes. Caso não conheça algumas dessas outras obras de Coppola, recomendo-as todas! (Principalmente Apocalypse Now, meu filme favorito do diretor)
E, por favor, nunca diga que ele SÓ fez O Poderoso Chefão…
Você precisa fazer login para comentar.