Há alguns meses, a Cadillac, da montadora GM, lançou um vídeo um tanto polêmico, sobre o que pensa e como vive o “real american man”, homem branco, workaholic, que vê os outros países como, bem, inferiores e preguiçosos.
Frases pedantes como “Sabe porque fomos à lua e deixamos o carro lá com a chave dentro? Por que só a gente voltaria lá.” contribuem para a visão patriótica bem pouco inteligente que incomodou tanta gente.
https://www.youtube.com/watch?v=qGJSI48gkFc
Tudo isso para apresentar um carro elétrico, visionário, para o homem americano que trabalha o dia inteiro, sem tirar férias em agosto.
Ford, e sua agência muito perspicaz, Team Detroit, resolveram apresentar o verdadeiro americano visionário e que trabalha duro para mudar o mundo: Pashon Murray, fundadora da Detroit Dirt, escritório de consultoria em advocacia e sustentabilidade de uma das cidades mais problemáticas do mundo.
É curioso notar que o vídeo não está em nenhum canal oficial da marca (apareceu no canal só dele do Youtube), mas a Ford já apresentou publicamente sua atuação e crê que o teor leve e descontraído não configura uma afronta à GM.
Assistindo os dois vídeos, parece um tanto claro quem realmente trabalha para tornar o mundo um lugar melhor, não?