Sinapse por Flá Nogueira, 19/06/2009
Já pensou em twitar utilizando a força do pensamento? Parece brincadeira, mas uma nova interface para o twitter denominada “cérebro” foi desenvolvida recentemente na qual o teclado se torna dispensável na hora mandar uma mensagem.
Essa ferrameta que a princípio parece ter sido desenvolvida para preguiçosos, passa a ter um caráter mais sério a partir do pressuposto de que pode ser uma forma relativamente simples para pessoas imobilizadas se comunicarem com o mundo exterior.
Dessa forma, o objetivo do criador dessa interface é aperfeiçoar sistemas de comunicação para pacientes hospitalizados e pessoas com deficiência física, mas que possuem cérebros funcionando bem.
Como foi mostrado no vídeo, os eletrodos de uma espécie de capacete captam os sinais elétricos do cérebro e os transformam em ação física. No caso, quando a letra desejada pela pessoa pisca na tela, o sistema “entende” que é aquela que a pessoa quer digitar – já que a atividade cerebral é alterada. Em seguida, é só se concentrar no ícone “twit” e pronto! A mensagem é publicada!
Muito legal, né? Mas tirando o fato de que essa ferramenta é voltada para pessoas em condições especiais, já pensou em como ela pode vir a ser utilizada futuramente? Vai chegar um dia em que nem precisaremos mais nos mexer para conseguir algo que queremos!
É…. não?
Vamos Twitar! @doremifla, @newronioespm
Você precisa fazer login para comentar.