Se fosse pedido às pessoas que definissem o que são efeitos especiais, muita gente comentaria sobre diretores como James Cameron e Frank Miller, além de falar sobre filmes como os da Marvel e animações feitas pela Pixar ou Dreamworks. O mais legal é que o conceito de efeitos especiais pode variar muito de pessoa para pessoa, o que retrata uma abrangência enorme do assunto.

As técnicas utilizadas nos filmes são infinitas pois não seguem uma ordem ou fórmula definida, mesmo porque, para impressionar um público é necessário inovar, além de ser mais importante ainda considerar o fato de que a tecnologia está sempre evoluindo.

Mas antes de convivermos com o povo Na’vi ou sermos dominados por macacos com superinteligência, existe uma história por trás dos efeitos especiais de hoje.

Um cara muito bacana chamado Jim Casey faz compilações e outros vídeos relacionados ao cinema. No seu último, ele conta a história desses efeitos com os próprios, passando por Georges Melies, Muybridge, o primeiro King Kong, Metrópolis, filmes de Walt Disney, O mágico de Oz, Perdidos no Espaço, 2001, Matrix, Avatar, 300 e muitos outros. Vale a pena conferir, é muito legal ver a evolução:

joao Joao Rietmann
Um moço que não sabe falar sobre ele mesmo

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.