Arte & Design

FILA e o sucesso alheio

By Matheus Baz

June 04, 2014

Na semana passada já postamos sobre o Brandalism, a maior campanha anti-propaganda do mundo que desde 2012 procura questionar a poluição visual causada por anúncios de grandes marcas no espaço urbano.

Segundo os líderes do movimento, o espaço público é um local de comunicação pertencente aos cidadãos e à comunidade que o habitam, e por isso as intervenções – em sua maioria anônimas – são uma forma de protestar contra o estímulo ao consumo como forma de existência social e representação do indivíduo.

Representante da ideia, o famoso Banksy foi um dos primeiros a questionar e intervir no espaço urbano utilizando ícones de grandes marcas e da cultura pop, apropriando-se das imagens e simbolismos neles contidos para criar um reflexo da sociedade atual.

Mas… E se uma marca global tivesse a mesma atitude em relação à arte de rua? Foi o que a FILA fez, em abril deste ano. Com o objetivo de estabelecer a marca no segmento streetwear de calçados, a agência GREYgermany criou a seguinte ação:

Talvez os criadores tenham tido a  intenção de criar um outro questionamento em relação ao uso do espaço urbano para propaganda, porém, na tentativa de estabelecer a marca como transgressora e tentar atrair os fãs do Banksy e jovens em geral, a FILA deixou de lado um detalhe essencial: é contra corporações como ela que todo o movimento Brandalism luta.

A ação, que a princípio pode parecer criativa e até uma provocação à arte de Banksy, carece de explicação e acaba preguiçosamente “pegando carona” em um movimento que vai em oposição aos seus ideais.