Ontem o Instagram completou 5 anos. Sim, cinco anos já se passaram desde a criação da plataforma que se tornaria uma das principais mídias sociais dos dias de hoje.
O aplicativo começou com em 2010, disponível apenas na App Store. Somente com alguns filtros e excluíndo qualquer formato que não fosse quadrado. Em 2012 a plataforma foi disponibilidade para Android e logo depois foi comprada pelo Facebook por R$ 1 bilhão de dólares em dinheiro. Além disso, em 5 anos, novos formatos foram aceitos, novos filtros, directed messages, sem falar na possibilidade de gravar vídeos.
A rede também se transformou em um novo meio de publicidade a arte.
O número de diferentes artistas que emergiram na plataforma é surpreendente.
Lucas Levitan ilustra fotos alheias dando à elas uma nova história. Samantha Jayne faz ilustrações e pequenos poemas sobre as situações que qualquer pessoa em seus 20 e poucos anos entenderia/já passou. O anônimo chef Jaques LaMerde faz comidas industrializadas parecerem pratos caros e requintados.
Para a publicidade, onde a interação reina, o Instagram se mostrou um meio eficiente sem o uso de muitas palavras. Promoções onde para se inscrever basta um like, concursos com o uso de hashtags ou jogos, como o criado pela OldSpice, parecem se encaixar no dia a dia da plataforma.
Com mais de 75 milhões de usuários ativos diários, o aplicativo se tornou uma ótima maneira de expor um pensamento, criatividade ou sua marca e por isso que esses 5 anos se tornem 10 e assim por diante.