#éoquetemprahj por Lucas Youssef, 14/07/2010
Semana passada houve aqui no Newronio uma discussão sobre a censura imposta pelo YouTube. Pois bem, o Facebook, outra rede social de grande importância, também começa a se mostrar disposto a aumentar as restrições que impõe sobre o conteúdo de maneira desnecessária.
Ontem chegou à internet a notícia de que uma joalheira de Sydney, Victoria Buckley, foi alertada seis vezes por exibir “conteúdo ofensivo” – exatamente a foto que ilustra esse #éoquetemprahj, parte de uma campanha para divulgação de suas jóias. Logo depois a imagem foi retirada do ar e Buckley corre o risco de ter sua conta excluída. Tudo por causa de um boneca com mamilos. Situação ridícula. E não pára por aí. Há quase duas semanas foi proibido de ser veiculado no Facebook o anúncio do disco Night Work, da banda Scissor Sisters, por causa de sua capa considerada apelativa. Antes disso, outro anúncio, de And Then Came Lola, um filme com temática homossexual, foi proibido de ser veiculado por insinuar um beijo. E ano passado teve mais: mães tiveram que retirar fotos em que amamentavam seus filhos porque o site as entendeu como “conteúdo obsceno”, e uma mulher que procurava angariar fundos para a luta contra o câncer de mama teve que retirar fotos que mostravam as cicatrizes de sua mastectomia.
O que fazer? Essa é a parte mais difícil da discussão. Abrir os olhos, manter a consciência sobre as práticas do Facebook é o mínimo.
Twitter: @yousseflucas @NewronioESPM