Já que todos estão falando de Watchmen, me senti à vontade para fazer o mesmo. O gibi foi um marco na história dos quadrinhos (e até mesmo da literatura), não vou me estender sobre isso, veja no Wikipédia ou aqui para entender melhor os porquês. Agora a história ganhou versão para cinema, com estréia mundial para amanhã, dia 6 de março de 2009, e como todo lançamento de caráter cada vez mais maduro, Watchmen virou muito mais do que uma história em quadrinhos.
A necessidade de diferenciação na indústria cinematográfica, como em todas as indústrias, cresce em ritmo exponencial. Watchmen possui um diferencial intrínseco por ser o que é, mas mesmo “a bíblia dos quadrinhos” está ameaçada por outros filmes que consigam ter um lançamento mais eficaz. A Warner já demonstrou uma maturidade ímpar em Batman – The Dark Knight, com uma campanha sem precedentes e está fazendo o mesmo com este outro clássico.
O diretor Zack Snyder começou convocando os fãs da mini-série para um concurso de comerciais para o filme – um comercial que seria feito para a Veidt Enterprises, empresa de um dos personagens da trama. Depois, é claro, foi acionada a campanha virtual, incluindo o game Minutemen. Um jogo multiplayer para iPhone e Ipod Touch espera aprovação da Apple. “6 Minutes to Midnight” é um trailer interativo onde elementos do filme são revelados através dos resultados no Teste de Rorschach – Rorschach é um outro personagem da história. Por fim, fechando com chave de ouro, a Warner Bros projetou no Rio Tâmisa, em Londres, o Dr. Manhattan, mais um personagem central, confira abaixo:
(Desenrolar da campanha via Brainstorm#9)
Fora os esforços de lançamento, toda a indústria pega carona no sucesso garantido. No Brasil e nos EUA já foi lançada uma edição especial encadernada da série, fora um “por trás dos bastidores” mais diretamente relacionado ao filme. Há pouco tempo atrás vi um livro chamado “Watchmen e a Teoria do Caos”. Action Figures, também conhecidos como “bonequinhos” ganham novas edições. Fora isso há ainda chaveiros, isqueiros, cantis, canecas, bonés e uma infinidade de outros produtos (confira alguns aqui).
O filme ainda não lançou, mas é como se já tivesse estreado.
Pedro Hutsch Balboni, 05/03/2009 às 17:40
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