Quem já viu O Lobo de Wall Street pode ter se fascinado com a atuação de DiCaprio como o bilionário Jordan Belfort, mas muitas vezes a cena mais lembrada do filme é feita pelo excêntrico acionista Mark Hanna interpretado por Matthew McConaughey. O icônico barulho que o ator faz com a boca e as batidas não estavam no roteiro, ela foi pura improvisação do ator e de sua sincronia com o resto do elenco.

tumblr_mzud44rfus1qg4blro1_500

A indústria do cinema é bastante marcada por cenas como essa que surgem da espontaneidade e talento dos atores em cena. Muito antes de uma época em que tudo que acontece no set de filmagem é noticiado, o improviso já tomava conta dos filmes de Hollywood.

Em o Poderoso Chefão de 72, a cena inicial que Marlon Brando manda seus capangas ao serviço, um gatinho repousa no colo de Don Corleone. Esse gato nunca foi planejado para o filme e a cena, porém ele estava andando pelo set e pulou no colo de Brando que aproveitou para fazer carinho no gato enquanto ele falava. Embora tenha sido algo por acidente, a figura de um bicho de estimação do vilão se tornou um ícone nos filmes.

The-Godfather-marlon-brando-32334044-500-600

No filme Perdidos da Noite de 69, uma cena estava sendo gravada nas ruas da cidade de Nova Iorque enquanto os personagens principais caminhavam, porém um taxi quase atropelou o ator Dustin Hoffman e ele explodiu de raiva com o taxista sem sair do personagem.

52f7b4231af2c

Kubrick também aproveitou da criatividade de seus atores para deixar seus filmes ainda mais interessantes. Para muitos a psicopatia de Jack Torrance se resume na frase “Here’s Johnny”. Ela fez tanto sucesso que hoje pode ser considerada um ícone da cultura pop e um jargão repetido ainda nos dias de hoje. A ideia para a frase saiu do próprio Jack Nicholson e ela vem de um famoso Talk Show de Johnny Carson e Kubrick a considerou tão crucial para a loucura do personagem que resolveu mantê-la.

KHO6080d1_tumblr_n9dwuuljeh1s5zmzeo1_500

Já na trilogia de Nolan do Batman quem roubou os holofotes foi Heath Ledger e seu Coringa. No segundo filme, a cena do hospital, quando tudo vai pelos ares, foi fruto de um improviso de Ledger, pois ele apertou o botão antes da hora e tomou um susto quando tudo explodiu. Além de dar um ar mais cômico ao personagem, algo da natureza do Coringa, Ledger soou natural na cena e não saiu um minuto do personagem.

tumblr_n4wbw6bmNs1skxymro3_500

A intenção do cinema é capturar o movimento e representar a realidade em cena, e com o talento e naturalidade dos atores percebemos como a 7ª arte nos surpreende a cada novo filme.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.