É possível uma única palavra definir toda uma geração e um momento tecnológico?

Então vamos falar de “Selfie”. A prática chegou com tudo -e do nada- no dia-a-dia de adolescentes, adultos, crianças, até vencedores de Oscar e príncipes. A palavra é definida como um autoretrato tirado geralmente por smartphones ou webcams para serem exibidas em uma rede social online. Basicamente, tirar uma foto de si mesmo com a câmera da frente do seu celular e postar no instagram. O quão rotineiro a selfie se tornou para aqueles que acompanham a tecnologia é impressionante. 

Em 2013, a palavra foi escolhida como palavra do ano pelo respeitado Dicionário Oxford. A palavra em um ano teve 17.000% de aumento de uso.

O negócio é tão forte, que diversos sites já começaram a identificar a nova geração como a “Geração Selfie”.

Para a prática ser disseminada tão rapidamente, foram necessários dois elementos, o hardware e o software. Nossos smartphones são muito mais presentes na nossa vida do que nossos próprios pais. Com tantas opções em apenas um aparelho fica irresistível não largá-lo nem pra ir ao banheiro. Por isso, as empresas cada vez mais tentam fazer com que eles tenham “tudo” que uma pessoa desejar com apenas um clique. Pra que levar uma câmera pra lá e pra cá se você já carrega seu companheiro de aventuras, que já é uma extensão do seu corpo, por toda a parte? As câmeras dos celulares são cada vez mais usadas para ilustrar qualquer coisa, exatamente qualquer coisa, o que você está comendo, seu sono tranquilo, seu momento de estudo, e qual seria a relevância disso se a câmera não tivesse seu querido software para lhe acompanhar e permitir que você compartilhe suas fotos com todo mundo que você conhece, o “Instagram”. 

Pensando nisso, a Nokia criou uma estratégia para solucionar um problema que os amantes da “Selfie”sempre reclamam, aumentaram a câmera frontal de seus celulares, agora você poderá tirar suas fotos sem cortar seus companheiros de foto. A propaganda, feita para veiculação na Itália, é muito divertida e com um produto muito adequado ao momento que a tecnologia e a nova geração estão vivendo.

Advertising Agency: Publicis, Italy
Creative Directors: Bruno Bertelli, Cristiana Boccassini
Associate Creative Director / Copywriter: Michele Picci
Creative supervisor / Art director: Marco Viganò
Producer: Isabella Guazzone
International Account Directors: David Pagnoni, Lorenza Montorfano
Account executive: Maria Elena Gaglianese
Strategic Planner: Mattia Bellomo
Production Company: Bedeschi Film
Executive producer: Federico Salvi
Director: Claudio Gallinella
Editor: Fabrizio Squeo

Música, música e música.