Sinapse por Christian Michelassi, 16/04/2010.

O Newronio adora infográficos. Já manifestamos nossa paixão em outros posts. Mas esse aqui traz uma informação incrível sobre o mercado fonográfico. Exauridos estamos de tanto ouvir falar que os cantores são os prejudicados e que são as gravadoras as responsáveis pelo repasse de dinheiro para os artistas e esse repasse nem sempre (ou nunca) beneficia o dono da voz.
À parte disso, esse infográfico do Information is beautiful cruza duas grandes variáveis: Mídia e quantidade necessária para alcançar o salário mínimo (mínimo) americano.
Um cantor independente, que grava seu CD e distribui por conta própria precisa vender 143 cópias. Para um cantor independente é muito; para conseguir esse salário é um número razoável.
O que impressiona mesmo é quando se fala em mídia online. Se o álbum estiver hospedado no iTunes/napster é preciso 1229 downloads. Na Amazon, 12.399 faixas tocadas.
Já os sites de streaming complicam ainda mais a vida do artista. No Last.fm é preciso 1.546.667 plays. No Spotify são incríveis 4.549.020.
O que se percebe com isso? Bom, internet não é solução para os problemas dessa indústria. Esses números, se analisados independentemente, são possíveis. Conquistar 4 milhões de plays é possível para um grande artista, mas o dinheiro que resulta disso é ínfimo, pouco, e não pensando bem, em termos financeiro não auxiliam o artista em quase nada.
O que se considera com essas parcerias na internet é a visibilidade que se adquire. Mas para um artista, acredito que esses números são desanimadores.

O infográfico está depois do corte

Ah, tuitai-nos @NewronioESPM, @ChrisMichelassi e @BiaGranja, quem tuitou esse link.