O grafite é conhecido por ser a forma pela qual artistas se expressam no ambiente urbano. Edifícios, ruas e paredes públicas costumam ser palco dessa forma de intervenção artística. Pensando nisso, um estúdio italiano decidiu repensar a forma de produção dessa modalidade, alinhando tecnologia, criatividade e segurança.

O estúdio Carlos Rato Associati desenvolveu o primeiro grafite vertical desenhado inteiramente por drones. Através de um sistema central, em tempo real, os drones, carregando um galão de tinta cada, eram controlados e coordenados para pintarem nos espaços demarcados.

O estúdio abriu inscrições para que artistas pudessem contribuir com o mural,  apresentando suas ideias. Foram mais de mil inscrições e cerca de 100 delas foram selecionadas. O resultado final do grafite ficou divido em três camadas: a cor cinza representando a base da história, o magenta representando os espaços públicos de Torino e o azul para dar vida a história.

Essa perfomance aconteceu nos dias 25 e 26 de julho de 2019 e foi parte do Italian Tech Week. A locação escolhida foi uma estrutura industrial abandonada em Torino, na Itália.

De tudo um post