Quem não lembra do premiado vídeo “Retratos da Real Beleza”? Pois é com essa linha de raciocínio que a Dove volta a atuar com uma campanha impactante. Dessa vez, a marca escancara como é difícil para as mulheres se reconhecerem belas.

Em algums minutos, Dove mostra toda essa questão social usando apenas duas portas adesivadas com as palavras “bonita” e “comum” – também faz parte da sacada a escolha de lugares movimentados de diversos países, evidenciando as tomadas de decisões que partem das mulheres. Algumas se surpreendem, outras passam reto e em contrapartida até aparece uma situação de empoderamento, em que uma mãe encoraja sua filha a escolher a passagem “bonita.”

Dá uma olhada no resultado que é, no mínimo, curioso:

É engraçado notar como um simples adesivo pode transformar totalmente uma passagem de uma área urbana. A porta que é simplesmente um objeto que permite ir e vir, se transforma em um meio de expressão muito forte – é como se esse objeto adquirisse o poder de um espelho e refletisse realidades. Optar por aquele (ou por outro) caminho acaba sendo encarado como uma maneira de auto afirmação e de reconhecimento próprio.

Nesse ponto, também fica nítido a pressão social  que existe em ser “bonita.” Estamos inseridos em um modelo que cobra as mulheres de maneira exacerbada e que muitas vezes ofusca a pluralidade feminina. Tópico extremamente negativo, uma vez que cada uma delas têm o direito de se sentir como quiserem, certo?

A ação é um dos elementos da campanha “Choose Beautiful” que possui a intenção de desconstruir padrões estéticos. Dessa forma, o conceito de beleza é apresentado como subjetivo e diferente do estampado em capas de revistas que supostamente são ditadoras de uma forma estética necessária.

Mas e aí, qual seria a sua reação diante da ação da Dove?

Nome de rei, força de vontade de plebeu.