Observar o céu e comparar o formato das nuvens com a aparência de animais é coisa do passado. A FCB Buenos Aires inventou uma nova forma de observar a natureza e conseguiu produzir algo a partir de inspirações cedidas por esse espaço inesgotável.

Para a marca Jeep (Fiat), a agência produziu uma campanha sobre uma partitura musical que acompanha as formas da Cordilheira dos Andes. Insano, não? O trabalho foi árduo, mas resultou em uma canção denominada “The Landscape Song.”

A “linguagem da montanha” é um conceito interessante para ser trabalhado, ainda mais quando se trata de um produto como Jeep. O automóvel é facilmente conectado com aventuras e lembranças inesquecíveis, assim como uma música que se fixa no cérebro humano por décadas.

Além disso, as paisagens montanhosas da Fiat renderam outros resultados. Um pentagrama curioso (ilustrado no vídeo abaixo) foi criado e uniu diversos profissionais criativos.

Assista agora o resultado de todas essas ideias inusitadas:

É indispensável citar que a música já foi tema central de diversas produções no meio publicitário, mas apresentá-la dessa maneira é uma sacada e tanto. De uma imagem, momento cotidiano ou até de um objeto saem notas musicais que atingem o telespectador diretamente e tornam a audição um aliado da marca. Duvida?

Um exemplo disso é uma ação da Johnson’s Baby que transforma ultrassonografia em melodia (clique aqui e assista). O maestro Jarbas Agnelli tinha em mãos um processo matemático da frequência do som do bebê e conseguiu transformar isso tudo em uma música mocionante.

Birds on The Wires” é outro exemplo notável, uma vez que Agnelli criou uma composição a partir de uma simples fotografia recortada do jornal. Lendo “O Estado de São Paulo” pela manhã, o trabalho foi feito e por meio de uma foto que poderia ser, facilmente, esquecida em uma das páginas gerou-se um vídeo premiado pelo YouTube Play Guggenheim. Seria a prova concreta de que a arte é um processo eterno de reciclagem e que os formatos estão ligados um ao outro?

Nome de rei, força de vontade de plebeu.