Arte & Design

Direto aos pontos

By Moara Barreira

October 15, 2014

Utilizando apenas cartões coloridos de papel, o artista americano Peter Combe cria suas obras. Cada cartão, quando colocado ao lado de outros, constitui uma espécie de mosaico. Baseando-se no Pontilhismo, o artista cria um efeito visual que leva o espectador à ilusão de que está vendo determinada imagem.

Em 1839, Michel Crevreul publicou “De la loi du contraste simultané des couleurs”, demonstrando que, quando colocadas ao lado umas das outras, as cores apresentam uma modificação em sua aparência original.

Baseando-se neste estudo, George Seraut e Paul Signac desenvolveram a técnica pontilhista, em que determinado efeito é criado a partir da justaposição de pontos de cor. A técnica foi muito utilizada por pintores franceses neo-impressionistas.

Nos anos 50 e 60, as revistas populares e em quadrinhos dos EUA trouxeram uma releitura gráfica do pontilhismo: a Retícula Benday. Recorrendo às cores CMYK, a técnica foi utilizada para reduzir custos nas gráficas e alcançar cores secundárias. Foi denominada desta forma em homenagem ao ilustrador Benjamin Day.

Ainda nos anos 60, com a Pop Art e suas críticas à cultura de massa, Roy Lichtenstein incorporou a Retícula Benday para criar reflexões sobre a linguagem e as formas artísticas, trazendo os clichês das histórias em quadrinhos.

Se, de grão em grão a galinha enche o papo, de ponto em ponto uma imagem pode ser construída.