Utilizando apenas cartões coloridos de papel, o artista americano Peter Combe cria suas obras. Cada cartão, quando colocado ao lado de outros, constitui uma espécie de mosaico. Baseando-se no Pontilhismo, o artista cria um efeito visual que leva o espectador à ilusão de que está vendo determinada imagem.

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Em 1839, Michel Crevreul publicou “De la loi du contraste simultané des couleurs”, demonstrando que, quando colocadas ao lado umas das outras, as cores apresentam uma modificação em sua aparência original.

Baseando-se neste estudo, George Seraut e Paul Signac desenvolveram a técnica pontilhista, em que determinado efeito é criado a partir da justaposição de pontos de cor. A técnica foi muito utilizada por pintores franceses neo-impressionistas.

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Nos anos 50 e 60, as revistas populares e em quadrinhos dos EUA trouxeram uma releitura gráfica do pontilhismo: a Retícula Benday. Recorrendo às cores CMYK, a técnica foi utilizada para reduzir custos nas gráficas e alcançar cores secundárias. Foi denominada desta forma em homenagem ao ilustrador Benjamin Day.

Ainda nos anos 60, com a Pop Art e suas críticas à cultura de massa, Roy Lichtenstein incorporou a Retícula Benday para criar reflexões sobre a linguagem e as formas artísticas, trazendo os clichês das histórias em quadrinhos.

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Se, de grão em grão a galinha enche o papo, de ponto em ponto uma imagem pode ser construída.

Tim Burton, gatos e gosto musical duvidoso.