O diário de uma adolescente polonesa chamada Renia Spiegel que estava guardado em um cofre em Nova York há décadas foi publicado recentemente em uma versão em inglês e causou sensibilização em muitas pessoas que já o leram.

A garota vivia em uma pequena cidade comercial no sudeste da Polônia quando começou a escrever seu diário em janeiro de 1939 quando tinha apenas 15 anos, alguns meses antes da Segunda Guerra Mundial começar. Agora, setenta anos após relatar suas últimas palavras, o diário de Spiegel ganhou sua versão em inglês. O livro traz uma emocionante narrativa da vida da adolescente como judia durante a ocupação nazista na Polônia até o momento que foi baleada nas ruas dias após seu aniversário de 18 anos.

Uma das coisas mais interessantes que atraíram vários leitoras para sua história foi o fato de que ela narrou a vida sob dois regimes totalitários: os soviéticos que avançaram do leste e os nazistas que vieram do oeste. Além disso, o diário de Renia tem sido comparado com o diário de Anne Frank por trazer relatos de sua adolescência em meio ao medo de ser encontrada e levada aos campos de concentração.

Na década de 1950, Zygmunt Schwarzer, namorado de Spiegel que sobreviveu a vários campos de concentração, contatou a mãe de Spiegel, Róża, e sua irmã mais nova, Ariana, que também sobreviveram à guerra e se mudaram para a América. Schwarzer localizou ambas as mulheres e entregou o diário de Renia à elas. Porém,  nenhuma delas conseguiu lê-lo e, por isso, o diário ficou guardado por tanto tempo. Entretanto, após todos esses anos, Alexandra Bellak, filha de Ariana, decidiu enviá-lo para tradução e compartilhar a história da adolescente polonesa com o resto do mundo.

Bellak afirmou que decidiu publicar o diário porque era muito importante não só para ela entender mais sobre o passado de sua família mas também para as pessoas terem a consciência de que esses fatos terríveis ocorreram no passado. Ela também relatou que é uma história de partir o coração porque o leitor sabe como ela acaba. Porém, a escrita de Renia Spiegel é muito bonita e é muito emocionante ler sobre uma jovem que está passando pela puberdade, se apaixonando pelo primeiro namorado, tendo pequenas brigas com a irmã e, principalmente, passando por tudo isso em meio a uma guerra.

O livro foi lançado na quinta-feira (26) e chegará às livrarias de 13 países incluindo a Grã-Bretanha, a Alemanha, a Rússia e os Estados Unidos.



                        

quando eu não to escrevendo, to assistindo friends