#éoquetemprahj por Ingrid Halpern

Hoje, 22 de setembro, é o Dia Mundial sem Carro, um manifesto que começou em algumas cidades européias e que expandiu pelo mundo, desde o século passado. Na verdade, é uma conscientização da gravidade do uso intenso de carros e sobre os benefícios de deslocar-se através de transportes alternativos como as bicicletas.

Os automóveis são extremamente poluentes, geram engarrafamentos quilométricos e podem transmitir doenças respiratórias. A poluição atmosférica é gerada a partir da queima  de combustíveis fósseis, como por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel), acarretando lançamentos de uma grande quantidade de monóxido de carbono e gás carbônico na atmosfera. Além disso tudo, lembre-se que os carros vêm enchendo as ruas de maneira desproporcional, pois grande parte dos veículos só levam um passageiro, muitas vezes transformando uma cidade feito São Paulo em um caos. Já as bicicletas além de terem custos super baixos, também são uma forma de praticar exercícios físicos e não geram congestionamentos.

A ESPM Social e o Centro Acadêmico 4 de dezembro lançaram um concurso no Twitter. Quem postar a melhor foto usando um transporte alternativo com #mundialsemcarro ganhará um VIP para a Quinta Loka, festa promovida pelo CA da ESPM.

Apoie esta causa e faça a sua parte!

Twitter @NewronioEspm