Sinapse por Gi Maradei, 26/02/2010
Até o ano passado existia um cerveja brasileira muito admirada, mas conhecida por poucos consumidores apesar de já possuir suas próprias cervejarias em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Entre o fim do ano passado e o começo desse ano é divulgada a grande surpresa: ela foi comprada pelo grupo Schincariol e haveria toda uma nova campanha coordenada pelo mesmo em cima de sua imagem! Os fãs ficaram apreensivos. Será que irão mudar a fórmula para barateá-la? Será que a transformaram em uma terceira nova Schin? Um mistério que deu frutos, e sem poder ser diferente lançou a bem misteriosa.
Estamos falando da Devassa, cerveja que como é de sua natureza, tem causado polêmicas, discussões, e muita mídia espontânea! Não só o seu teaser teve relativo sucesso levando a tag #bemmisteirosa a ser uma das mais comentadas no Twitter, ao lado da #bemisteriosafail (?!), mas o lançamento de uma modelo internacional como garota propaganda, por mais que eu realmente não concorde com a escolha, trouxe não só mais assunto para as mesas dos brasileiros, mas também para a imprensa e até para o carnaval.
A missão parecia estar cumprida, imagem bem divulgada, muitos acessos ao site, promoções grandes vindo a tona, musiquinha na cabeça… Até que somos lembrados que consumidores são imprevisíveis, e que sucesso nenhum tem um lado só. O CONAR anuncia que serão abertos TRÊS processos éticos contra a campanha de lançamento!
O primeiro foi requisitada pela Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, por considerar a campanha sexista e desrespeitosa para a mulher. O segundo foi aberto por um consumidor que pede uma avaliação quanto ao apelo da propaganda, que por ele é considerado exageradamente sensual. E o terceiro feito pelo próprio CONAR alega que a promoção lançada no site incita o consumo excessivo de álcool e por isso é ilegal.
Contudo pode ser solicitado a retirada imediata da campanha, o que intriga a muitos, incluindo mulheres e a imprensa internacional, por incontáveis razões. Comentários em diversas redes sociaiss, contestam o porquê vetar propagandas com apelos sensuais, e aonde foi visto o exagero nessa propaganda especificamente, sites internacionais chegam a perguntar se Paris Hilton seria muito devassa para o Brasil. Alem disso, são feitas diversas comparações questionando o que realmente é exagerado, e até que ponto todos esses processos não são frutos de demagogias rasas e sem fundamentos.
A decisão final no entanto, fica a critério dos 180 conselheiros do CONAR que se não houver nenhuma liminar, tem até 40 dias para se reunir; nessa esperança fica a pergunta: A cerveja se chama Devassa, mais do que isso tem esse tema como filosofia, e nunca ofendeu ninguém por isso. Pelo contrário. Sem grandes investimentos como os que estão sendo feitos agora chamou a atenção de seu público e dos grandes grupos cervejeiros, o que culminou na sua venda e nessa campanha de relançamento, que se não fosse assim seria como? Com freiras? Com um bando de homens discutindo os bons atributos técnicos da Devassa? Pois é isso que normalmente acontece quando não deixamos que ser crie algo novo.
Twittando @Gimaradei, @Newronioespm
UPDATE: O comercial da Devassa foi suspenso pelo Conar, por meio de liminar baseada na ação movida pelo consumidor. Conclui-se assim, que foi aceita a denuncia de que a peça ia contra o Código de Autorregulamentação por possuir exagerado apelo sensual, e por tratar a modelo publicitária como objeto sexual. Opiniões a parte, a peça irá agora passar por um Conselho de Ética que tem o poder de suspender a supensão (?!), além da responsabilidade avaliar os outros dois processos citados a cima.
Tem que ser Bem, bem loura, para dar tanto trabalho.