O último lançamento do NCT DREAM, seu segundo álbum de estúdio, Glitch Mode, finalmente está entre nós!
É desde Hot Sauce – e não é novidade para ninguém – que eu sonho com uma track produzida pelo Dem Jointz para o DREAM. Essa vontade inclusive foi progressiva: iniciou com Obsession, do EXO, foi fomentada por Kick It e Punch do NCT 127 e teve como ápice o lançamento de Don’t Call Me do SHINee. Com toda a proposta e onda experimental da SM, eu tinha dois produtores que achava chave para os próximos lançamentos da Unit: os Moonshine (que futuramente serão comentados por aqui) e, claro, Dem Jointz.
Com o primeiro álbum de estúdio não veio Dem Jointz, mas veio Moonshine. E agora, finalmente, com o segundo álbum, logo que saiu a notícia de Comeback, Dem se manifestou em seu Instagram e a vitória foi nossa: a primeira track do NCT DREAM produzida pelo Dem Jointz finalmente veio aí!
Para quem já me encontrou na internet em outras plataformas, há pouco tempo fiz um vídeo falando sobre Dem Jointz, produtor musical estadunidense que tomou espaço na minha vida sem que eu percebesse. Se você já ouviu um “Incomingggggg” no começo de alguma música, provavelmente sabe do que eu estou dizendo.
Em termos gerais: Dem é Dwayne Allen Abernathy Jr., ele é de Compton, na Califórnia e, na época em que fiz o vídeo sobre ele, eu não tinha noção do que Compton significava e o motivo pelo qual ele é tão atrelado à sua cidade. Mas, então, Dem Jointz também veio do berço do hip hop e da resistência do contexto de violência que a cidade está. Ele é de 1976, começou com a música aos 6 anos de idade tocando bateria na igreja local que frequentava e daí se aflorou a mente brilhante por trás de tantas músicas insanas.
Por mais que ele tenha sido fenomenal, ao ponto de produzir músicas como Cockiness, da Rihanna, parte do álbum Donda, do Kanye West e com grandes nomes como Janet Jackson, Dr. DRE, Kendrick Lamar, Eminem, Snoop Dogg, Anderson .Paak e ainda outros, o meu ponto com o Dem não é seu acervo de produções estadunidenses, mas, sim, suas produções para o k-pop, já que ele mirou e acertou em mais de uma track. Mas isso já era esperado.
A única questão é que Arcade vai completamente na contramão das últimas produções dele para a marca do NCT. A falta do producer tag inclusive me fez questionar se a música é realmente do Dem Jointz, porque poderia ser facilmente dos Moonshine.
Não que eu esperasse menos da capacidade do Dem, mas essa flexibilidade entre tracks experimentais e convencionais (beirando o comercial) é muito mais característica dos Moonshine. Mesmo com o spoiler do highlight medley, eu esperava, sim, algo como Punch ou Universe. No entanto, eu me deparei com a irmã mais nova de Nonstop, do NCT 127.
Os perfis são muito parecidos: b-sides que poderiam substituir a música título, mas não dariam o mesmo gosto para a composição do álbum. Contudo, enquanto Nonstop foi muito aclamada por ser mais receptiva e convencional do que Punch, Arcade não poderia ser a faixa título justamente por ser mais convencional do que Glitch Mode.
Não tem um som muito estranho, nenhuma melodia inesperada ou mescla de ritmos muito acentuada. É ruim? Não! De maneira alguma! É ótima, na verdade. Eu ainda prefiro Arcade a Glitch Mode, mas falta aquela essência experimental! Falta o estranhamento característico das tracks do Dem Jointz. Arcade é, sim, uma ótima track, a performance alavanca ainda mais, mas perde em autenticidade dentro do álbum para outras tracks como Fire Alarm ou Saturday Drip.
E só perde porque é uma track produzida pelo mesmo produtor de Sticker, Don’t Call Me e TANK. Se fosse mais um lançamento dos Moonshine, estaria tudo dentro do planejado. Pode ser, na verdade, uma demonstração da habilidade do Dem em se adequar ao conceito do DREAM, que é notoriamente menos experimental do que o 127? Eu quero acreditar que sim.
Mas continuo aqui na luta e esperando por uma track como Punch para a discografia do NCT DREAM, obviamente produzida pelo Dem Jointz. Importante ressaltar que eu achava que Glitch Mode, a título, seria produzida por ele. Mas tudo bem. Tudo sempre muito bem quando se tem Dem Jointz na produção. Arcade desempenha muito bem seu papel como b-side e irmã mais nova de Nonstop e, se perguntarem, digo que ela é para provar a versatilidade do Jointz no k-pop.Sticker te assustou e você quer uma track mais convencional e comercial? O que acha de experimentar Arcade?