Para os amantes de exposição, que costumam passar horas analisando e apreciando as obras, não deve existir nada mais perturbador que pessoas tirando um milhão de fotos e selfies.

Em uma época de celulares e redes sociais, a experiência de visitação dos museus mudou completamente, ao ponto que alguns visitantes apenas tiram fotos das obras e passam direto para a próxima, sem ao menos aproveitar tudo que a exposição tem a oferecer.

Por conta disso, o Rijksmuseum de Amsterdam inicia a campanha #startdrawing.

Um convite para deixar o celular desligado e fazer os próprios desenhos ao invés de tirar milhões de fotos.

Além do material disponibilizado, a equipe do museu dará worskshops de desenho para estimular a criatividade dos visitantes.

Alguns dos trabalhamos foram divulgados na página do Rijks, confira abaixo.

Screen Shot 2015-11-30 at 6.05.03 PM Screen Shot 2015-11-30 at 6.04.19 PM Screen Shot 2015-11-30 at 6.01.56 PM

Além de trabalhar a abstração dos visitantes, a campanha ensina que a grandeza de uma obra está além da lente do seu celular.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.