…passando por Bagé, Ipatinga, Criciúma, Manaus e Osasco, o Newrônio tem recebido visitas de todo o nosso Brasil varonil nesse mais de um mês de operação, o que nos permite tirar alguns dados bem interessantes sobre os hábitos de vocês. Só que dessa vez, mostraremos sob um ângulo geopolítico.
Dos 85 municípios que já nos fizeram uma visita, as que mais cidadãos passaram por esse website, em números absolutos, são São Paulo (1704 visitas), Rio de Janeiro (353 visitas) e Porto Alegre (314 visitas). Até aí, nenhuma surpresa. Até aí, era de se esperar, afinal são lugares aonde a Escola tem suas unidades.
Mas agora vêm os dados mais interessantes. As cidades com maior média de páginas por visita, tempo médio no site, taxa de retorno e bounce rate (porcentagem de pessoas que vêem apenas a primeira página) não são dos grandes centros.
As cidades com maior média de páginas por visita são Juazeiro (BA) com seis páginas, Fortaleza (CE) com 5,5 páginas e São Caetano do Sul (SP) com 5,48 páginas. Uma curiosidade é que São Caetano do Sul tem o melhor IDH e a melhor renda per capita do Brasil.
Já falando sobre tempo médio no site, a medalha de ouro vai para Campina Grande (PB), com mais de onze minutos por visita. A prata vai para Caxias do Sul (RS), com nove minutos por visita, e o bronze vai para Fortaleza (CE), novamente marcando presença, com oito minutos e 47 segundos.
Encontramos as mais altas taxas de retorno no interior paulista. Leme, Bragança Paulista e São José dos Campos tem, respectivamente 100%, 83,33% e 80,7% de taxa de retorno. Por fim, a Bounce Rate é menor nas seguinte cidades, todas empatadas em 0%: Nova Friburgo (RJ), Juazeiro (BA), Manaus (AM), Bauru, Jundiaí, Leme e Araraquara, todas essas últimas no estado de São Paulo.
Marcelo Druck, 2 de dezembro de 2008, 16h04